Futebol Internacional

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Benfica segura empate em clássico contra Porto e dá passo importante rumo ao título português

Em casa, Benfica fica no empate sem gols com rival e chega aos 73 pontos

postado em 26/04/2015 16:29 / atualizado em 26/04/2015 16:34

AFP PHOTO/ PATRICIA DE MELO MOREIRA

Tentando esquecer a goleada histórica sofrida diante do Bayern de Munique que o eliminou da Liga dos Campeões na última semana, o Porto visitou o Benfica no estádio da Luz, em Lisboa, na tarde desde domingo, em confronto direto pela liderança do Campeonato Português. Diante de um público 63.534 pessoas, os clubes empataram sem gols e mantiveram o panorama da parte de cima da tabela.

O resultado favorece o Benfica, que não terá grandes adversários nas quatro rodadas que restam para o fim da competição e só depende de si para se sagrar bicampeão protuguês. O Porto precisa de um tropeço dos adversários para ter chances de chegar ao título.

Com o ponto conquistado, as Águias chegam aos 75 pontos e continuam liderando. Com três unidades a menos, os Dragões seguem em segundo. Os atuais campeões ainda têm pela frente Gil Vicente, Penafiel, Vitória de Guimarães e Marítimo, enquanto o Porto encara Vitória de Setúbal e Belenenses, além dos mesmos Gil Vicente e Penafiel, ambos na zona de rebaixamento.

O jogo – Desde o início, a disputa foi bem acirrada, com muitas faltas para ambos os lados. A forte marcação não dava muito espaço para a criação de jogadas. No entanto, o Porto dominava a posse de bola, mas só conseguiu criar a primeira oportunidade aos 33 minutos do primeiro tempo. Jackson Martínez recebeu cruzamento da direita, ganhou o domínio no alto e finalizou, mas acabou isolando a bola, que passou por cima do travessão de Júlio César.

Na sequência, Ruben Neves não encontrou espaço e arriscou o chute, mas foi pela linha de fundo sem apresentar perigo para o goleiro brasileiro. O Benfica tentava puxar contra-ataques, mas os jogadores não conseguiam acertar os passes e eram cortados pelos defensores do Porto. Aos 40, as Águias tentaram surpreender os visitantes pela esquerda, mas o passe de Maxi Pereira foi desviado pelos defensores.

Dois minutos depois, Alex Sandro lançou a bola na área. Jackson Martínez se atrapalhou e Eliseu afastou para escanteio. O atacante colombiano cabeceou e a sobra ficou para Maicon na pequena área, mas já não valia mais nada, pois o árbitro sinalizou o impedimento do zagueiro brasileiro.

O segundo tempo foi mais emocionante, com o Benfica pressionando os visitantes. Aos quatro minutos, Anderson Talisca tabelou com Lima e arriscou o chute rasteiro, mas o goleiro Hélton fez uma defesa tranquila. Aos nove, o brasileiro foi para a cobrança de falta e mandou uma bomba que passou rente à trave esquerda.

No minuto seguinte, os visitantes responderam. Livre na área, Martínez recebeu bom cruzamento de Óliver, mas não conseguiu alcançar. Quaresma pegou a sobra e levantou na área, mas o chute foi travado pela defesa e Júlio César agarrou com firmeza.

Aos 14, o Benfica ajustou o contra-ataque com Pizzi. O italiano arriscou o chute de fora da área, mas o goleiro do Porto saiu e ficou com a bola. As equipes voltaram a fazer uma marcação dura e as chances de gol diminuíram para os dois lados. Os donos da casa desperdiçaram uma boa chance aos 38, quando Nico Gaitán cobrou falta e encontrou Fejsa na área. No entanto, o meia sérvio mandou por cima do travessão.

O goleiro Júlio César fez cera para cobrar falta e recebeu um amarelo do juiz aos 40 minutos, demonstrando o interesse em um empate no estádio da Luz. No último minuto, Lima partiu para o desespero e arriscou um chute de muito longe, mas não ofereceu perigo a Hélton e o clássico luso terminou em 0 a 0.

Os comandados de Jorge Jesus voltam a entrar em campo no próximo domingo, 3 de maio, diante do Gil Vicente na Cidade de Barcelos, enquanto o time de Lopetegui vai Bonfim encarar o Setubal no mesmo dia. Depois do apito final, Jesus e Lopetegui foram se cumprimentar, mas os dois se desentenderam e acabaram discutindo.

Tags: porto benfica portugues