Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Com gol e assistência de Sóbis, Tigres vence Emelec e vai à semifinal da Libertadores

Time mexicano faz 2 a 0 em casa e inverte vantagem do rival para avançar

postado em 27/05/2015 00:06

AFP PHOTO/Julio Cesar Aguilar
Está definido o primeiro semifinalista da Copa Libertadores da América de 2015. Na noite desta terça-feira, o Tigres bateu o Emelec por 2 a 0 em casa, reverteu vantagem dos adversários e avançou na competição continental. O destaque da partida e da classificação mexicana foi o atacante brasileiro Rafael Sóbis, que marcou o primeiro gol do duelo e deu assistência para Rivas fechar o placar.

A primeira partida, realizada no Estádio Modelo Guayaquil, terminou com vitória dos equatorianos por 1 a 0, mas a equipe não conseguiu consolidar a vantagem como visitante.

O adversário do Tigres nas semifinais deve ser o vencedor do confronto entre Santa Fe e Internacional. Mas, se tanto o Colorado quanto o Cruzeiro conseguirem a classificação nesta quarta-feira, os dois brasileiros se enfrentarão na semi, mudando o chaveamento e colocando os mexicanos frente a frente com quem levar a melhor entre Guaraní e Racing.

A representação de Monterrey chega entre os quatro melhores times da Libertadores após se classificar como líder do Grupo 6, com 14 pontos, o dobro do 2º colocado River Plate. Em seguida, nas oitavas de final, despachou o Universitario de Sucre-BOL com um triunfo por 2 a 1 fora de casa e um empate por 1 a 1 dentro de seus domínios.

O jogo

O início não poderia ter sido melhor para a torcida mexicana. Logo aos cinco minutos, o brasileiro Rafael Sóbis recebeu pelo lado esquerdo e bateu com efeito de fora da área. A bola pingou no gramado durante a trajetória e enganou o goleiro Esteban Dreer, que não conseguiu evitar o gol.

Após neutralizar a vantagem visitante logo no começo da partida, o Tigres passou a trocar passes com calma, enquanto o Emelec tentava aparecer mais no campo de ataque para buscar o empate, mas era pouco preciso nos passes. Aos 18 minutos, Narváez teve boa chance pela equipe equatoriana, mas acabou desperdiçando. O lateral direito invadiu a área mexicana com espaço, mas finalizou mal e mandou a bola nas mãos do goleiro Nahuel Guzmán.

Aos poucos o Emelec passou a ficar mais com a posse de bola, enquanto o Tigres era mais incisivo, e os torcedores assistiam a uma partida movimentada em Monterrey. Aos 30 minutos, o brasileiro Rafael Sóbis teve chance de marcar seu segundo gol na partida e ampliar a vantagem mandante. O atacante disparou uma bomba de fora da área e viu a bola passar rente à trave do goleiro Dreer. Animado pela chance do camisa 9, o time da casa cresceu no jogo e tentou pressionar, mas esbarrou na forte marcação adversária e levou a vitória por placar mínimo para o intervalo.

Nos minutos iniciais da segunda etapa, viu-se justamente o oposto do final da primeira. O Emelec voltou dos vestiários decidido a buscar o gol de empate e se lançou para cima. Mas diante da forte marcação da defesa mexicana, encontrava dificuldades para acertar o último passe.

Sendo assim, aos 16 minutos, Pedro Quiñónez foi obrigado a arriscar de fora da área. O meia soltou uma bomba de longe e pegou o Naguel Guzmán desprevenido, mas o goleiro mandante conseguiu se recuperar e voltar para espalmar pela linha de fundo. Aos 27, os equatorianos quase comemoraram um importante tento de empate, mas o lance foi anulado. Herrera recebeu na área e bateu, mas o juiz havia marcado impedimento.

Querendo a classificação direta, o Tigres se lançou ao campo de ataque, uma vez que a vitória magra levava a decisão aos pênaltis. E, aos 34 minutos, a torcida local pôde explodir em Monterrey. Rafael Sóbis fez boa jogada pelo lado esquerdo, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola ainda resvalou em dois defensores antes de chegar aos pés de Rivas, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Os mandantes valorizaram a posse de bola nos últimos minutos e tiveram sua classificação sacramentada aos 48 minutos, quando veio o apito final.

Tags: libertadores tigres emelec