Futebol Internacional

FIFA

Por meio de nota, Conmebol sai em defesa de Michel Platini alegando 'presunção de inocência'

Entidade pede que investigações não influenciem na escolha de presidente da Fifa

postado em 09/10/2015 19:22

Fabrice Coffrini/AFP
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta sexta-feira uma nota oficial em que defende Michel Platini com todas as forças. O comunicado faz referência à presunção de inocência e pede que as investigações não influenciem na escolha do novo presidente da Fifa.

Impedido de atuar em qualquer âmbito do futebol por 90 dias, Platini vê sua candidatura à presidência da Fifa congelada até o ano que vem. A decisão do Comitê de Ética da Fifa visa mantê-lo afastado do cargo de presidente da Uefa até que sua suposta participação em desvio de dinheiro seja devidamente investigada. Mas a Conmebol discorda frontalmente.

“O Sr. Platini não foi julgado culpado de nenhuma acusação, de modo que sua suspensão provisória põe em risco a integridade do processo eleitoral da presidência da Fifa, do qual participa como candidato”, argumenta a entidade sul-americana, elencando suas prioridades de modo subjetivo.

Ainda que admita ser imperativo que “a justiça desportiva siga seu curso”, a Conmebol mostra-se extremamente preocupada com o pleito marcado para fevereiro de 2016. Isto porque pretende aliciar suas federações associadas a apoiar o francês Michel Platini, ainda que um brasileiro, Zico, espere participar do páreo.

Os temores da entidade sul-americana, porém, podem diminuir no próximo dia 20. Nesta data o Comitê Executivo da Fifa se reúne em encontro emergencial para estudar um adiamento da eleição presidencial. Tanto o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, quanto o secretário-geral, Jérome Valcke, estão suspensos de suas atividades assim como Platini.

Confira o comunicado oficial na íntegra:

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não compartilha da decisão de suspender provisoriamente de toda atividade relacionada ao futebol o candidato à presidência da Fifa, Sr. Michel Platini.

É imperativo que a justiça desportiva siga seu curso com a finalidade de esclarecer com prontidão e de forma definitiva todos os feitos. Mas, ao mesmo tempo, a presunção de inocência é um direito fundamental que deve ser considerado. O Sr. Platini não foi julgado culpado de nenhuma acusação, de modo que sua suspensão provisória põe em risco a integridade do processo eleitoral da presidência da Fifa, do qual participa como candidato. Por este motivo, julga a Conmebol, a suspensão é desproporcional e prematura.

A Conmebol insta a reconsideração da suspensão provisória que fora imposta ao Sr. Platini é que a este seja permitido, sem prejuízo dos seus direitos como postulante, manter sua candidatura à presidência da FIFA com todas as garantias.

Nestes tempos difíceis, que exigem uma reforma integral da FIFA, a Conmebol acredita firmemente na capacidade do Sr. Platini para dirigir a Fifa e guiar o mundo do futebol para um futuro mais brilhante.

Enquanto continuarem as investigações e até que haja razões claras para mudá-la, o expressado é a posição da Conmebol.

Tags: Uefa Michel Platini Conmebol Fifa