Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS DA EURO

Seleção Inglesa derrota a Lituânia e termina 100% nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016

Gols da partida foram marcados por Ross Barkley, Harry Kane e Chamberlain

postado em 12/10/2015 17:56 / atualizado em 12/10/2015 18:04

AFP PHOTO / JANEK SKARZYNSKI
A Inglaterra fechou sua participação nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016 com 100% de aproveitamento. Nesta segunda-feira, os ingleses derrotaram a Lituânia por 3 a 0, fora de casa, e sacramentaram a liderança do Grupo E, com 30 pontos. Os gols da partida foram marcados por Barkley, Harry Kane e Chamberlain. O goleiro lituano, Arlauskis, apesar de ter sofrido três gols, teve atuação destacada, evitando um placar mais elástico.

A campanha impecável da Inglaterra nas Eliminatórias credencia a equipe dirigida por Roy Hodson na Eurocopa. Como foi a única Seleção a vencer todos os jogos, a expectativa em relação ao desempenho dos ingleses no principal torneio de seleções da Europa cresceu consideravelmente.

Por outro lado, a Lituânia não tem motivos para comemorar. Com uma campanha irregular, os lituanos não conseguiram se classificar para a Eurocopa de 2016, que será realizada na França. A equipe terminou na quinta posição do grupo, com dez pontos, a frente apenas de San Marino.

O jogo

A Inglaterra começou a partida comandando as ações. Logo no primeiro minuto, Chamberlain avançou pela direita e cruzou, mas Arlauskis saiu do gol para ficar com a bola. Os ingleses trocavam passes e mantinham a posse de bola. Aos nove minutos, Harry Kane obrigou o goleiro lituano a fazer grande defesa, após contra-ataque rápido. Logo depois, Kane finalizou novamente, desta vez de fora da área, e Arlauskis trabalhou de novo para evitou o gol.

A Lituânia tentava aumentar o volume ofensivo, mas encontrava dificuldades para criar jogadas. Os ingleses marcavam adiantado, a partir do meio de campo, e dominavam a posse da bola. Aos 21, Harry Kane voltou a aparecer com perigo. O atacante inglês girou na entrada da área e chutou forte para o gol, obrigando Arlauskis a fazer mais uma defesa.

A Inglaterra mantinha a bola no meio de campo, trocando passes em busca de um espaço na zaga lituana, que se fechava na intermediária. A insistência inglesa teve resultado na marca dos 28 minutos, quando Barkley abriu o placar com um chute de fora da área. O meia recebeu passe de Kane, puxou para a perna direita e mandou uma bomba, sem chances para Arlauskis. A bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo das redes.

O gol sofrido não desanimou a Lituânia, que também buscava o gol. Aos 33, Spalvis recebeu da entrada da área e chutou forte. A bola ainda desviou na zaga antes de chegar na direção de Butland, que fez grande defesa. Entretanto, o jogo era mesmo da Inglaterra. Logo na sequência, os ingleses ampliaram. Kane tabelou com Lallana na entrada da área e bateu firme de pé esquerdo. A bola tocou na trave e nas costas do goleiro lituano antes de entrar.

A vantagem no marcador não era motivo de conforto para a Inglaterra, que seguia jogando como se a partida estivesse empatada em 0 a 0. Principal nome do ataque inglês, Harry Kane aparecia com frequência. Aos 37, o atacante finalizou outra vez com perigo, mas mandou para fora. A resposta da Lituânia veio logo depois com Novikovas, arriscando de longe e assustando Butland.

Na segunda etapa, a Inglaterra manteve a postura agressiva. Kane teve outras duas chances de marcar, aos quatro e aos cinco minutos, ambas defendidas por Arlauskis. Jagielka também teve uma oportunidade de ampliar, mas o goleiro lituano evitou. Arlauskis estava inspirado e fazia grandes defesas, impedindo uma goleada. Aos 16 minutos, entretanto, o arqueiro não conseguiu evitar o terceiro gol inglês. Chamberlain recebeu passe de Walker em profundidade, invadiu a área e chutou forte.

Nos minutos finais da partida, a Lituânia teve mais espaços para chegar ao ataque, mas não era eficiente. A Inglaterra apenas administrou a vantagem e chegou a décima vitória em dez jogos nas Eliminatórias para a Euro de 2016. Com 100% de aproveitamento, os ingleses fizeram a melhor campanha desta fase da competição.

Confira os resultados desta segunda-feira do Grupo E das Eliminatórias da Euro 2016:

Estônia 0 x 1 Suíça
San Marino 0 x 2 Eslovênia
Lituânia 0 x 3 Inglaterra

Tags: inglaterra euro euro2016 eliminatorias eliminatórias eurocopa