Futebol Internacional

CASO FIFA

Lennart Johansson, ex-presidente da Uefa, diz não ter sido informado de quantia paga a Platini

Mandatário era membro do comitê executivo da Fifa na época do acordo

postado em 13/10/2015 15:22

DENIS LOVROVIC / AFP
Ao que tudo indica, Michel Platini não deve explicações apenas às autoridades da Suíça. Nesta terça-feira, o ex-presidente da Uefa, Lennart Johansson, disse que a entidade europeia e a Fifa nunca foram comunicadas sobre os 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8 milhões) pagos ao atual mandatário por Joseph Blatter.

“Eu era membro do comitê executivo da Fifa na época e o Blatter deveria ter reportado isso a nós, mas nunca o fez. Eu nunca ouvi falar sobre este acordo na Fifa”, explicou Johansson, presidente da Uefa entre 1990 e 2007.

Sob investigação, a dupla recebeu uma suspensão de 90 dias do Comitê de Ética da Fifa. As autoridades apuram que a quantia teria sido transferida de Blatter para Platini em 2011. Segundo o francês, atual mandatário da Uefa, o pagamento foi recebido pelos serviços prestados ao suíço entre 1999 e 2002. Platini alega que o atraso de 9 anos seria decorrência da instabilidade financeira da Fifa.

“É muito dinheiro, não é um valor qualquer. Por intermédio da imprensa, soube que o Platini alega ter atuado sob contrato com a Fifa. Eu creio que isso deveria ter sido reportado à Uefa. Eu teria dito isso: ‘Tenho um contrato com o Blatter que vocês podem criticar. Mas esta é a verdade, eu recebi este dinheiro e vocês devem saber disso’. Eu teria comunicado aos executivos”, comentou Johansson, por fim.

Tags: johansson platini fifa uefa caso fifa