Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA

Com direito a gol contra de Van Persie, Holanda perde para equipe Tcheca e não vai à Eurocopa

Mesmo com um jogador a mais em campo, a Laranja Mecânica perdeu por 3 a 2

postado em 13/10/2015 17:51 / atualizado em 13/10/2015 20:24

 EMMANUEL DUNAND / AFP
Há um ano, a Holanda vencia a Seleção Brasileira por 3 a 0 e ficava com o terceiro lugar na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, porém, a Laranja Mecânica perdeu para a República Tcheca por 3 a 2, em casa e com um jogador a mais em campo, e demonstrou sinais de queda de rendimento. Maior artilheiro da história holandesa, Van Persie terá que lamentar um gol contra.

A partida modifica a liderança do Grupo A das Eliminatórias para a Euro 2016, que agora tem os tchecos na ponta com 22 pontos. Antes líder, a Islândia ficou no empate sem gols com a Turquia e agora ocupa o segundo lugar com 21, seguida pela Turquia com 16. A Holanda, entretanto, amarga apenas a quarta posição e não disputará a próxima etapa qualificatória. Deste modo, está fora do torneio europeu.

O primeiro gol da República Tcheca foi marcado por Kaderabek aos 24 minutos do primeiro tempo. O lateral recebeu de Skalak pela direita, na entrada da área, e chutou cruzado no canto oposto ao goleiro Zoet, cujo salto não alcançou a bola.

Ainda na etapa inicial, aos 35, Josef Sural foi mais um a marcar para a seleção visitante. O meio-campista tcheco cortou o zagueiro Van Dijk com muita categoria e tocou na saída do arqueiro holandês, que nada pôde fazer para evitar seu segundo vazamento no jogo.

A República Tcheca ficou com um jogador a menos em campo a partir dos 43 minutos do primeiro tempo, quando Marek Suchy recebeu o cartão vermelho direto do árbitro Damir Skomina. No retorno para a etapa final, Van Persie facilitou a vida adversária ao marcar contra aos 20 minutos – ironicamente, em belo toque de cabeça que acertou a própria meta holandesa.

Depois de muitas tentativas frustradas, aos 24 minutos, o centroavante Huntelaar aproveitou ótima cobrança de escanteio de Wesley Sneijder pela direita e testou para o fundo da rede. O goleiro Petr Cech ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o tento.

Por fim, já no apagar das luzes, Van Persie voltou a balançar a rede. Desta vez, porém, o atacante marcou de maneira correta. Aos 39, o ídolo tirou proveito de uma bobeada da defesa da República Tcheca e diminuiu para a Holanda, sem evitar a derrota por 3 a 2 e o fim do sonho da Euro 2016.

Bélgica vence Israel e assume liderança no ranking da Fifa

Além de garantir a Bélgica na liderança do Grupo B das Eliminatórias, o triunfo por 3 a 1 sobre Israel marca outro feito histórico. Com a vitória, os belgas assumem o primeiro lugar no ranking de seleções da Fifa, ultrapassando Argentina e Alemanha.

Todos os gols da partida saíram no segundo tempo. Agora no topo da lista mundial, a Bélgica marcou com Mertens, aos 19, com Kevin de Bruyne, aos 33, e com Eden Hazard, aos 39. A seleção de Israel descontou com Hemed aos 43.

Confira todos os resultados desta terça pelas Eliminatórias da Euro:

Grupo A


15h45 – Holanda 2 x 3 República Tcheca
15h45 – Letônia 0 x 1 Cazaquistão
15h45 – Turquia 1 x 0 Islândia

Grupo B

15h45 – Bélgica 3 x 1 Israel
15h45 – Chipre 2 x 3 Bósnia-Herzegovina
15h45 – País de Gales 2 x 0 Andorra

Grupo H

15h45 – Itália 2 x 1 Noruega
15h45 – Malta 0 x 1 Croácia
15h45 – Bulgária 2 x 0 Azerbaijão

Tags: eurocopa holanda tcheca persie van persie