Futebol Internacional

CAMPEONATO ESPANHOL

Sem Cristiano Ronaldo e Benzema, Real sofre, mas vence Real Sociedad com gol de Bale

Galês manteve o sonho dos merengues em se sagrarem campeões espanhóis este ano

postado em 30/04/2016 13:41

Ander Gillenea/AFP
O Real Madrid sofreu sem Cristiano Ronaldo e Benzema, mas venceu a Real Sociedad, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Bale. A partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol, colocou os merengues na liderança provisória da competição, com 84 pontos, até os rivais Atlético e Barcelona entrarem em campo, na tarde deste sábado. Caso ambos tropecem, a ponta da tabela fica com o clube, que passará a depender só de si para levantar o troféu.

Na próxima rodada, a equipe de Zidane encara o Valencia, no Santiago Bernabeu, ainda na briga pelo 33º título nacional. Antes disso, na próxima quarta, os merengues decidem uma vaga na final da Liga dos Campeões, diante do Manchester City, também na capital espanhola. A Real Sociedad, por sua vez, enfrenta, sem grandes aspirações, o Rayo Vallecano, dentro de seu estádio. Com 42 pontos, a equipe basca não briga por mais nada no Espanhol.

O jogo – Mesmo sem Cristiano Ronaldo e Benzema, o Real, logo aos 4, mostrou que daria trabalho à defesa adversária. Bale recebeu dentro da área e bateu cruzado, com a bola saindo rente à trave. Aos 9, James Rodríguez exigiu defesa do goleiro Rulli. Dominando as ações, os merengues não davam chances para os mandantes. Aos 14, o time de Zidane quase marcou novamente, com cabeçada de Bale passando muito perto do poste.

Aos poucos, a pressão diminuiu, mas os madrilenhos seguiram melhores, conseguindo o controle do jogo. Porém, sem a capacidade de finalização do começo do embate, a equipe de Zidane parou de assustar, e o encontro tornou-se mais modorrento. Sofrendo menos na retaguarda, a Real Sociedad se permitiu sair um pouco mais, mas sem conseguir acionar seus atacantes, não levou perigo ao goleiro Navas.

Aos 39, os merengues voltaram a ter uma boa chance. Nacho arrancou e chegou à área. Sua finalização acabou cortada pela defesa. O lance pareceu dar novo ânimo para o Real, que voltou a pressionar no fim da primeira etapa. Aos 43, Rulli cortou bom cruzamento de Lucas Vázquez. Assim, mesmo com boa atuação, os comandados de Zidane foram aos vestiários sem abrir o placar.

No início do segundo tempo, os donos da casa avançaram no campo, para não possibilitar ao rival pressionar. Contudo, a falta de poder ofensivo da Sociedad ficava clara, principalmente sem Carlos Vela, que não atuou por estar suspenso.

Aos 12, Bale teve mais uma grande chance, mas desperdiçou novamente. Após erro da defesa, a bola sobrou limpa, dentro da área. O galês bateu rasteiro e Rulli fez milagre, salvando com o pé direito. Substituto de Benzema na partida, Borja Mayoral, que pouco apareceu, deixou o campo aos 20, dando lugar a Jesé, que também produziu pouco.

Vendo a queda de rendimento de seu time, Zidane colocou Isco em ação, tirando James Rodríguez, aos 27. No minuto seguinte, em boa jogada de Modric, o goleiro Rulli apareceu novamente, parando o ataque do Real. Aos 32, o argentino defendeu mais uma, em chute de Jesé. Aos 34, não teve jeito. Bale, depois de várias chances perdidas, aproveitou cruzamento de Isco e cabeceou para as redes: 1 a 0.

Depois do gol, o Real se acalmou em campo, e os donos da casa mostraram a mesma incapacidade ofensiva, sem conseguir pressionar os rivais em busca do empate. Assim, a partida chegou ao fim com a vitória dos merengues, que seguem firmes na luta pelo título nacional.

Tags: espanholfut real madrid real sociedad