Futebol Internacional

CAMPEONATO ALEMÃO

Dortmund tropeça no Leverkusen e vê Bayern abrir frente na liderança do Campeonato Alemão

Borussia leva 2 a 0, perde vice-liderança para o Hertha e fica mais distante do rival

postado em 01/10/2016 15:46 / atualizado em 01/10/2016 15:59

AFP / PATRIK STOLLARZ
Visto como uma das únicas equipes – senão a única – capazes de fazer frente ao gigante Bayern de Munique na disputa pelo título, o Borussia Dortmund foi derrotado por 2 a 0 pelo Bayer Leverkusen, pela sexta rodada do Campeonato Alemão, e viu o rival abrir distância na ponta da tabela.

Este sábado definitivamente não foi um bom dia para o Borussia. A equipe não somente perdeu a vice-liderança no torneio nacional para o Hertha Berlim e ficou com o terceiro lugar, como também desperdiçou a chance de colar no líder Bayern, que empatou em casa com o Colônia.

Já o Bayer Leverkusen, que faz campanha irregular na competição, não se intimidou com o visitante e conquistou importantes três pontos. Agora com 10 pontos, o time se aproximou do G4 e está apenas dois atrás do Colônia, time que fecha a zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.

Na próxima rodada o Dortmund recebe o Hertha Berlim em um confronto direto pela vice-liderança da competição. Já o Bayer Leverkusen, fora de casa, joga contra o Werder Bremen.

O jogo

O time da casa pressionou desde o início e quase abriu o placar aos nove minutos, com Chicharito. O mexicano pulou alto para cabecear o cruzamento, mas o goleiro do Dortmund fez uma excelente defesa e afastou o perigo para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, porém, o arqueiro não conseguiu salvar o time. Admir Mehmedi cabeceou próximo à marca do pênalti e cabeceou, com firmeza, para o canto esquerdo do gol, e marcou o primeiro do Bayer aos dez minutos.

Para administrar a vantagem, os donos da casa fecharam a zaga e optaram por aproveitar com velocidade os contra-ataques. Apesar do jogo truncado, a tática se mostrou eficiente em termos de placar. Aos 45 minutos do primeiro tempo o Borussia Dortmun conseguiu se aproximar da meta com jogada de Aubameyang. O atacante se infiltrou e tocou para Dembele, que chutou forte demais e mandou por cima do gol.

Na segunda etapa os visitantes mostraram mais perigo ao Leverkusen. Aos 28 minutos, novamente Aubameyang chegou perto da meta. Depois de receber um passe preciso dentro da área, o jogador teve tempo para mirar, mas chutou forte no centro do gol. O goleiro Bernd Leno não precisou se esforçar muito para fazer a defesa.

Pressionados, os donos da casa souberam administrar o jogo e continuaram a marcar forte. Aos 34, Calhanoglu se aproximou da linha de fundo pela esquerda e cruzou para a área, onde o mexicano Chicharito encontrou espaço entre dois marcadores e mandou a bola para o fundo das redes, confirmando a vitória do Bayer Leverkusen.

Tags: chicharito leverkusen borussia campeonatoalemão