Futebol Internacional

COPA LIBERTADORES

Conmebol confirma que decisão da Libertadores de 2017 será com jogos de ida e volta

Anúncio foi feito pela entidade sul-americana por meio de nota oficial

postado em 04/10/2016 12:43 / atualizado em 04/10/2016 13:00

AFP
A decisão da Copa Libertadores de 2017 será com jogos de ida e volta. A confirmação foi feita pela Conmebol nesta terça-feira em nota divulgada para imprensa. O presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, era um dos mentores da ideia, que foi descartada para a edição do ano que vem, mas que pode ser revista.

“A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer dele um elemento de integração sul-americana. Desde o ponto de vista desportivo, uma praça pré-definida tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas, conservando um elemento de surpresa, pois sempre existe a possibilidade de que uma equipe local consiga chegar à final. Contudo, isso requer um planejamento de primeiro nível para garantir padrões de excelência em términos de logística, infraestrutura, segurança, mobilidade e organização de eventos. Também escutamos as preocupações dos torcedores, e a Conmebol deve trabalhar para que haja alternativas de viagem e alojamento que permitam que toda a paixão de uma final de Copa Libertadores chegue a qualquer cidade”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Dados como o número de habitantes e representatividade foram alguns dos fatores que levaram a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) a dar mais duas vagas ao Brasil na Copa Libertadores do ano que vem, ampliando de quatro para seis o número de classificados via Campeonato Brasileiro, além do campeão da Copa do Brasil. E se o ganhador da Sul-Americana for Chapecoense ou Coritiba, o total de brasileiros chegaria a oito.

O país será o único a ter mais duas vagas. Chile, Colômbia e Argentina ganharam mais uma. Mesmo com o crescimento no total de participantes – de 38 para 44 –, a Conmebol prevê uma disputa mais qualificada.

TIRE SUAS DÚVIDAS

» Quantos times disputarão a Libertadores?
A partir de 2017, será disputada por 44 equipes.

» Como é a divisão por países?
Brasil: 7; Argentina: 6; Colômbia e Chile: 4; Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai e México: 3

» E os outros dois times?
Completam a competição o campeão da última edição da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana.

» Quando começa e termina a Libertadores?
Ainda não está definido. A Conmebol fala em fim de janeiro ou início de fevereiro para o início, e fim de novembro ou início de dezembro para o término.

» Como fica a disputa com 44 times?
A fase pré-Libertadores terá duas etapas preliminares. Primeiro, 16 clubes serão divididos em oito duelos de ida e volta. Os oito classificados disputam novo mata-mata, que definirá os quatro garantidos na fase de grupos. A partir daí, a disputa continua como é atualmente, com 32 equipes divididas em oito grupos de quatro.

» A final será em partida única e em campo neutro?
Não. A decisão será em jogos de ida e volta.

» Quais serão os times brasileiros na Libertadores?
Os seis primeiros colocados no Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Se o primeiro colocado na Copa do Brasil também estiver entre os seis primeiros do Brasileiro, o time que estiver na 7ª posição também entra na disputa.

» E se o campeão da Copa Sul-Americana for brasileiro?
O Brasil ganha uma vaga a mais, ficando com oito representantes.

» Os desclassificados na fase de grupos da Libertadores irão para a Sul-Americana?
Sim. Dez dos 16 clubes eliminados nesta fase da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos – disputarão a etapa de grupos da Sul-Americana.

» E quantos times disputarão a Sul-Americana?
Serão 54 equipes, sendo seis representantes de Brasil e Argentina, e quatro da Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Além dos 10 que virão da Libertadores.

» E qual será o período de disputa?
A Conmebol adiantou que o torneio será disputado durante todo o ano a partir de 2017, mas não divulgou o calendário.

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg libertadores conmebol