Seleção

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com grandes chances de 'mineiros' na lista, Dunga faz 1ª convocação em volta à Seleção

Expectativa é da presença de jogadores de Cruzeiro e Atlético e de caras novas

postado em 19/08/2014 08:39 / atualizado em 19/08/2014 09:09

AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Dunga dará início na terça-feira ao que definiu como "transformação gradual" da Seleção Brasileira. Às 11h30, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio, ele fará a primeira convocação de sua segunda passagem pela equipe, para os amistosos contra Colômbia, no dia 5 de setembro, em Miami, e Equador, no dia 9, em Nova Jersey. Apesar de não ter dado pistas claras sobre a lista, Dunga pretende chamar jogadores que têm se destacado em times brasileiros. No entanto, como as equipes estão envolvidas em competições como o Brasileiro e a Copa do Brasil, ele deverá convocar no máximo dois jogadores por clube.

O treinador tem observado com mais atenção, por exemplo, três jogadores do Cruzeiro - Dedé, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart - e a tendência é que escolha dois deles. Atleticanos, como o goleiro Victor, o lateral-direito Marcos Rocha e o atacante Diego Tardelli, também estão cotados.

A base dessa convocação deve ser formada pelo time que disputou a última Copa se Dunga mantiver o que disse no domingo, na Espanha, onde esteve com o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi para acompanhar a seleção sub-20 em um torneio em Valência. O que já se sabe é que o zagueiro Thiago Silva, capitão da equipe no Mundial de 2014, não será chamado por estar machucado.

É possível que ocorra renovação total dos goleiros, mas jogadores como o zagueiro David Luiz, o lateral-esquerdo Marcelo e os meio-campistas Luiz Gustavo, Paulinho, Hernanes, Ramires e Oscar têm boas chances de estar na relação.

Depois destes dois primeiros amistosos sob o comando de Dunga nos Estados Unidos, o Brasil tem agendado para o dia 11 de outubro um confronto diante da Argentina, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, em mais uma edição do Superclássico das Américas. Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, a equipe nacional terá pela frente o Japão, em Cingapura, em outro amistoso de preparação.

Depois dos duelos diante de argentinos e japoneses, a seleção brasileira fará um amistoso contra a Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul.

Tags: cruzeiroec atleticomg futnacional Dunga Seleção Brasileira