RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?

Coluna do Tostão

Valeu a pena (14/7)

O Brasil tem condições de fazer uma Copa melhor que a da África do Sul

(4) Comentários | Comentar | Votação | Tags:  

Publicação:

14/07/2010 09:00

 

Atualização:

14/07/2010 19:23

 O Brasil não pode mais perder tempo. Não é necessário fazer uma Copa do nível dos países ricos, mas o Brasil, mesmo sem construir estádios tão bonitos, enormes e caríssimos, pode fazer uma Copa melhor que a da África do Sul.

            A cada Copa, convenço-me que se dá exagerada importância técnica a um torneio de, no máximo, sete jogos. A Copa é espetacular pela grandeza da festa.

            Messi, Cristiano Ronaldo e Kaká, os três escolhidos como os melhores do mundo pela Fifa, nos últimos três anos, ficaram muito aquém do que era esperado.

            Messi não deixou de ser o melhor do mundo. Se jogasse na Seleção da Espanha, certamente teria atuações brilhantes. A Espanha é o Barcelona sem Messi e sem Daniel Alves. O Barcelona, os grandes clubes da Inglaterra e a Inter, na Itália, são superiores às seleções de seus países.

            Minha seleção da Copa seria: Stekelenburg (Holanda); Maicon, Lúcio, Puyol e Fábio Coentrão (Portugal); Schweinsteiger (Alemanha), Xavi, Iniesta e Sneijder; Forlán e Villa.

            Não houve nenhuma evolução tática. Espero que os técnicos brasileiros e de todo o mundo mudem seus conceitos. Em vez de recuar para contra-atacar e tentar ganhar as partidas em pouquíssimos lances, é necessário também, pelo menos em parte do jogo, tentar dominar a partida e pressionar o adversário. Fazer as coisas acontecerem e não esperar que as coisas aconteçam.

            Antes de viajar para a África do Sul, quase desisti. Achava que não suportaria uma viagem excessivamente longa, de quase 50 dias. Depois de 60 anos, os medos aumentam. Viajei mais pelo compromisso profissional.

            Valeu a pena. Além do prazer de estar presente em uma Copa, tive a companhia de jovens competentes, bem humorados e generosos. Trataram-me com carinho, além de não me deixarem perdido nesse mundo tecnológico. Valeu a pena.

            “A vida e o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos” (Fernando Pessoa).

 


Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(4) comentário(s)

Autor:

José Geraldo Andrade


Caro Tostão, não concordo com este seu receio de viajar para assistir à COPA por ter mais de sessenta anos. Na sexta passada completei 64 e ainda pratico, sem exageros, judô, junto a meus amigos da colônia japonesa de Belo Horizonte e viajo com alguma frequencia. Você foi um bom atleta e se cuidou!
Autor:

Leonardo Ferreira Guimarães


Tostão, você é um craque das colunas. Seja bem vindo ao Super Esportes. Certamente serei um leitor mais aciduo por causa de sua presença. Abraços!
Autor:

Gilmar Coimbra


Gostei do comentário! Como sempre, muita clareza e conhecimento de causa em seus comentários. Só peço licença para discordar da frase do "Grande F.P". A Vida nunca foi ou será o que fazemos dela. Dizer e pensar assim é um absurdo! "A vida humana e o viver humano, sim, é o que fazemos dela e dele!
Autor:

Chester Rodrigues


Olá; segue o meu abraço ao Grande TOSTÃO, também, não poderia ser diferente, surgiu no meu time, o América Futebol Clube. Excelente matéria, Agora esperar que nossos técnicos mudem a mentalidade a respeito de seus conceitos, ai eu já tenho minha dúvidas, porém vamos esperar, não cussta nada mesmo.

compartilhe

Últimas notícias

Blogs e colunas

'INTIP - Inteligência em Internet'