RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (2) Comentários
  • Votação:

Um mito a ser eternamente lembrado

Um dos maiores nomes da história mundial, melhor jogador de futebol de todos os tempos e reverenciado mundo afora pelo talento, Pelé completa neste sábado 70 anos

Antônio Melane - Estado de Minas

Tags:  

Publicação:

21/10/2010 20:24

 

Atualização:

22/10/2010 18:56

Em março de 1978, Pelé visitou o Papa João Paulo II no Vaticano (Arquivo do Vaticano/Reuters)
Em março de 1978, Pelé visitou o Papa João Paulo II no Vaticano

Enviado especial

Três Corações – O mais completo jogador da história do futebol, artista e gênio jamais igualado na arte da bola, Edison Arantes do Nascimento, o Pelé, completa neste sábado 70 anos. Mesmo sem ter nascido na nobreza, esse mineiro que conquistou o planeta se tornou majestade e o mais venerado dos reis. A ONU, por meio do Unicef, lhe concedeu o título sem precedentes de cidadão do mundo.

Clique e veja a galeria de vídeos sobre o  Rei


Fantástico, ele maravilhou com o seu poder as mais exigentes plateias. De Norte a Sul do país e em todos os continentes, por 21 anos a palavra mágica de quatro letras foi a essência do futebol. Uma dádiva de Deus, que em excursão do Santos à África fez parar uma guerra civil. Por onde jogou, não importava o local, até para muitos adversários havia motivo de orgulho.

Pelé é um mito a ser eternamente lembrado, como um Beethoven, um Isaac Newton, um Einstein, um Thomas Edson (em cujo nome se inspirou o pai do futuro ídolo). Muita gente não se dá conta de que convivemos com uma figura histórica deste porte. Ele jogou de 1956 a 7197 e há 29 anos recebeu o título de Atleta do Século.

Não por acaso, um jornalista norte-americano, depois de um jogo do Cosmos, último clube do Rei, o questionou: "Você é o novo Cristo?". A resposta: "Cristo é o ser que mais admiro e apenas razoavelmente estou tentando seguir o seu exemplo".

Sua promessa é que, se Deus lhe permitir viver até os 100 anos, em 23 de outubro de 2040 ele pisará novamente no gramado de um campo de futebol para mostrar ao mundo a extensão de seu amor à bola e à todos os que o veneram pela arte.

Mas ficará uma dúvida: ele nasceu mesmo em 23 de outubro de 1940? Ou foi no dia 21, como consta de sua certidão de nascimento, registrada pelo pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, em 17 de novembro daquele ano?

O referendo do batistério da Matriz da Sagrada Família contém a data consagrada. "Nome conforme certidão de nascimento (nº 7095, folha 123, livro 21-A do registro civil de Três Corações-MG), consta o assento de Edison Arantes do Nascimento, nascido aos vinte e um (21) de outubro de mil novecentos e quarenta (1940) às 3 horas e --- minutos em esta cidade de Três Corações, sexo masculino, filho de João Ramos do Nascimento e de Celeste Arantes".

Só há três testemunhas vivas: a mãe, dona Celeste; o tio, Jorge, irmão dela; e a madrinha, Maria de Lourdes Nogueira, a Mariinha. Os demais já se foram: o pai, mineiro de Campos Gerais, distante 100km de Três Corações; a parteira Amália Bittencourt; o médico Daniel de Almeida e todos os outros seis irmãos de dona Celeste.

Em visita ao Rio de Janeiro, em 1968, Rainha Elizabeth II se encontrou com Pelé (Indalécio Wanderley/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas/DAPress - 09/11/1968)
Em visita ao Rio de Janeiro, em 1968, Rainha Elizabeth II se encontrou com Pelé

Sem festa

Não haverá comemoração neste sábado em Três Corações, porque a festa foi no dia do aniversário da cidade. Nem mesmo no seu clube, o Santos, onde ele construiu a fulgurante carreira e fez da Vila Belmiro a mais famosa vila do mundo. Pelé recusou homenagens.

Mas existe um compromisso de resgatar tudo o que deixou de ser feito nestes 70 anos na cidade natal do Rei. No último encontro do ídolo com o secretário da Cultura, Valério Neder, foi selado um acordo histórico: ele assume o compromisso de oferecer sua marca para que Três Corações seja 100% sua casa e o município cria o Museu Pelé no local em que ele nasceu (a casa foi demolida). A recuperação dos passos do mito na infância passará a ser fonte de turismo, com a perspectiva de abertura de muitos empregos.


Com a Copa do Mundo de 2014, Três Corações espera receber turistas do mundo inteiro, curiosos em conhecer a cidade em que veio ao mundo o mais famoso dos futebolistas. Hoje, a rede hoteleira local oferece apenas 280 leitos. Precisará de pelo menos 2 mil para atender à demanda. O que fortalece proposta divulgada entre os 7 mil alunos da rede pública para dar nova consciência à juventude tricordiana: "Você também pode ser Rei".

Reportagem da TV Alterosa mostra a expectativa de Três Corações para a Copa de 2014

Comentar notícia

Verificando informações
{'nvoto': 0, 'tags': , 'url': 'app/noticias/pele-70-anos/2010/10/21/noticia_pele_70_anos,168148/um-mito-a-ser-eternamente-lembrado.shtml', 'id_aplicativo': 7, 'voto': 0.0, 'id_treeapp': 371, 'acesso': 1589, 'comentario': 2}

Esta matéria tem:

(2) comentário(s)

Autor:

wagner


Como jogador de futebol o melhor do mundo, como cristão, cidadão e homem mau caráter. Não reconheceu e renegou própria filha fora do casamento. O filho da Sandra, neto de Pelé vive em situação difcil. Veja o drama do ex-jogador Toninho Cerezzo q renegou o filho transexual.A Bíblia diz: Amar
Autor:

ARDEL A.A.LAGO


Reconhecer as qualidades de um ser como foi Pelé é tambem mostra-lhe os e seus defeitos porque ninguem é perfeito.Só Deus tem essa qualidade impar e singular. Pelé sabe muito bem do despeito que tem de ter perdido a sua hegemonia diante do Bahia e agora por ser o primeiro campeão brasileiro.ok!!!

Blogs e Colunas