Copa América

COPA AMÉRICA

Com goleiro inspirado, Bolívia vence Equador e quebra jejum histórico na Copa América

Após triunfo por 3 a 2, Seleção Boliviana quebrou jejum de 17 anos no torneio

postado em 15/06/2015 20:09

AFP PHOTO / CRIS BOURONCLE

A Bolívia está perto de garantir uma histórica classificação para as quartas de final da Copa América. Em um duelo cheio de emoções em Valparaíso, a seleção bateu o Equador por 3 a 2 e chegou aos quatro pontos na competição, praticamente garantindo a vaga na próxima fase.

Além disso, a Bolívia quebrou um jejum de 17 jogos sem vencer na competição - a última vitória havia acontecido na edição de 1997. Já o Equador, que figurava entre uma das possíveis zebras do torneio, voltou a decepcionar e praticamente deu adeus à Copa América.

Na sexta-feira, a equipe equatoriana encara o México em Rancagua, pela última rodada da fase de grupos. Enquanto isso, os bolivianos encaram os donos da casa em Santiago, também na sexta, buscando confirmar a histórica classificação.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/06/15/6994/20150615195502562844o.jpg', 'id_content': 3122872L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,476/2015/06/15/fotos-copa-america,6994/fotos-da-vitoria-da-bolivia-sobre-o-equador.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos da vit\xf3ria da Bol\xedvia sobre o Equador', 'samesite': True, 'id_pk': 6994L, 'id_conteudo': 3122872L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos da vit\xf3ria da Bol\xedvia sobre o Equador', 'id_treeapp': 476, 'descricao_destaque': 'Sele\xe7\xe3o Boliviana abriu 3 a 0, levou dois gols e segurou press\xe3o incr\xedvel no fim', 'schema': 'foto_126510467054'}
O jogo - A Bolívia mostrou que estava disposta a surpreender desde o início. No primeiro minuto de jogo, o sueco naturalizado boliviano Smedberg-Dalence cobrou falta com muito perigo para o gol de Domínguez. No quarto, veio a recompensa. Após cobrança de escanteio da direita, o zagueiro Ronald Raldés mergulhou para abrir o placar.

O Equador, mesmo superior tecnicamente, não conseguia se impor e mostrava muita desorganização. Aos 17 minutos, o lateral Ayoví vacilou na defesa e perdeu a bola. Marcelo Moreno recebeu e rolou para Smedberg bater colocado no canto e ampliar o marcador em Valparaíso.

Com a desvantagem de dois gols, a equipe equatoriana passou a ensaiar uma pressão. No entanto, o goleiro Quiñonez estava atento para salvar os bolivianos. Em três minutos, o arqueiro fez duas grandes defesas em duas tentativas de Enner Valencia e de Noboa, atrapalhando os planos do time do Equador.

Porém, a grande intervenção de Quiñonez ainda estava por vir. Aos 37, o árbitro marcou pênalti em um lance de escanteio, interpretando falta de Zenteno em Valencia. Na cobrança, o atacante do West Ham marcou, mas a arbitragem invalidou o lance alegando invasão de área. Na segunda tentativa, Valencia cobrou mal e parou em Quiñonez.

Dois minutos depois, o árbitro Joel Aguilar voltou a apitar uma penalidade, desta vez, favorável aos bolivianos, em uma solada do zagueiro gremista Erazo. Marcelo Moreno foi para a bola e conferiu, fazendo surpreendentes 3 a 0 no Equador ainda na etapa inicial de partida.

Logo aos 2 minutos do segundo tempo, os equatorianos ensaiaram uma reação. Aproveitando uma saída de bola errada da zaga da Bolívia, Montero recebeu bom passe na área e apenas rolou para Enner Valencia levar seu país às redes. O gol deu ânimo à seleção do Equador, que não desistiu e passou a pressionar em busca de um improvável empate.

O goleiro Quiñonez continuava inspirado, fazendo boas defesas e, por vezes contando com a sorte. Como aos 17 minutos, quando Cazares tentou do meio da rua e por pouco não fez um gol antológico em Valparaíso. No entanto, quem marcou um belíssimo tento foi Miller Bolaños. Aos 36, o meia equatoriano acertou uma bomba do meio da rua no ângulo esquerdo de Quiñonez, diminuindo o prejuízo e colocando fogo na partida.

Partindo para o tudo ou nada, o Equador levava vantagem sobre a frágil defesa boliviana. Porém, continuava tropeçando em um paredão chamado Quiñonez e na trave. Três minutos depois do segundo gol, Montero tentou mais uma vez de longe e acertou o travessão boliviano. No lance seguinte, Cazares bateu mais uma de fora da área e viu o arqueiro voar para salvar a Bolívia mais uma vez.

Tags: equador bolívia