Copa América

COPA AMÉRICA

Em Concepción, Argentina e Paraguai disputam vaga na decisão da Copa América contra Chile

Favoritos, argentinos encaram algozes da Seleção Brasileira, nesta terça, às 20h30

postado em 30/06/2015 07:55 / atualizado em 30/06/2015 08:49

AFP PHOTO / PABLO PORCIUNCULA

O argentino Lionel Messi tenta dar mais um passo para conquistar o seu primeiro título com a seleção. O rival, no entanto, é o traiçoeiro Paraguai, que eliminou o Brasil. As duas equipes reeditam nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio Ester Roa, em Concepción, no Chile, pelas semifinais da Copa América, um dos encontros mais equilibrados da fase de grupos. Naquela partida, a Argentina abriu 2 a 0, mas permitiu o empate no final. "Nós nos conhecemos bem, somos dois treinadores argentinos, mas os jogos sempre são diferentes", disse o técnico Tata Martino, da Argentina.

Na decisão, o Chile será o adversário de Argentina ou Paraguai. Os donos da casa venceram o Peru na outra semifinal, por 2 a 1, nessa segunda-feira, com gols de Vargas.

Messi está confiante em chegar à final, mas duplamente preocupado. Depois de receber cartão amarelo contra a Colômbia, ele pode ficar fora da final, caso seja advertido novamente. Mascherano e Aguero também estão pendurados. "Temos de resolver o jogo antes de mostrar preocupação com a final. Estamos falando do melhor jogador do mundo, sei disso, mas temos jogadores que podem entrar", disse Martino.

Também incomoda o atacante a dificuldade para fazer gols pela seleção. Mesmo que esteja a apenas 10 gols de se tornar o maior artilheiro da história da seleção (Gabriel Batistuta tem 56), Messi tem uma média muito inferior à do Barcelona. "Incrível como é difícil conseguir marcar pela seleção", confessou.

O Paraguai ganhou moral depois de eliminar o Brasil nos pênaltis, no último sábado. "Se uma equipe que enfrenta de igual para igual rivais como Brasil, Argentina e Uruguai não ganha credibilidade, ela não ganhará diante de nenhum outro", afirmou o técnico Ramón Díaz, referindo-se à invencibilidade na competição.

A equipe terá apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Brasil. Richard Ortiz volta depois de cumprir suspensão no lugar de Aranda.

Argentinos e paraguaios evitaram falar sobre arbitragem. O escolhido foi o brasileiro Sandro Meira Ricci, que teve uma atuação polêmica no jogo entre Chile x Uruguai, principalmente pela "mão boba" de Jara em Cavani. No episódio, Ricci expulsou apenas o uruguaio.

A Conmebol cogitou afastá-lo da Copa América, mas voltou atrás depois da eliminação do Brasil. Ele recebeu a recomendação de esfriar o jogo desde o começo, apitando todas as faltas.

ARGENTINA X PARAGUAI

ARGENTINA: Sergio Romero; Pablo Zabaleta, Ezequiel Garay, Nicolás Otamendi e Marcos Rojo; Javier Mascherano, Lucas Biglia e Javier Pastore; Lionel Messi, Sergio Agüero e Ángel Di María. Técnico: Gerardo Martino

PARAGUAI: Justo Villar; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Iván Piris; Lorenzo Aranda, Víctor Cáceres, Derlis González e Édgar Benítez; Roque Santa Cruz e Nelson Haedo Valdez. Técnico: Ramón Díaz

Local:
Estádio Collao, em Concepción (Chile)
Data: 30 de junho de 2015, terça-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Assistentes: Emerson de Carvalho (BRA) e Fábio Pereira (BRA)

Tags: concepción semifinal futinternacional selefut paraguai argentina