COLUNA DE HENRIQUE PORTUGAL

Obrigado, Fábio

Ele está em sua melhor fase. Um goleiro com todas as virtudes necessárias

postado em 26/08/2014 14:00

Henrique Portugal /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Muito se comenta sobre qual seria o segredo do Cruzeiro para estar há tanto tempo no topo da tabela do Campeonato Brasileiro e por que o time está tão acima das outras equipes. Falo isto principalmente por causa dos times do eixo Rio-São Paulo, que normalmente têm a maior parte da imprensa a seu dispor para comentar e exaltar jogadores e tentar incentivar qualquer movimentação ou melhoria de desempenho como, por exemplo, o São Paulo mostrou nas ultimas partidas.

Gostaria aqui de reclamar que foi uma pena o Internacional ter perdido para o time do bairro de Lourdes. Prefiro ter um Inter próximo na tabela do que um Corinthians ou São Paulo. Os gaúchos sofrem dos mesmos problemas que acontecem conosco.

Mas a coluna de hoje é para exaltar um jogador que há muito tempo vem merecendo uma atenção especial do torcedor e de todos os amantes do bom futebol.

Temos em nossa história alguns goleiros que marcaram época, foram destaques em conquistas ou que a todo momento são lembrados com carinho pelos torcedores.

Na minha vida como torcedor tenho alguns nomes que são de fácil lembrança. O Raul e a inesquecível camisa amarela, o Dida, com seu jeito caladão e suas defesas maravilhosas na Libertadores de 1997. O Gomes na conquista de 2003 e agora o Fábio que precisou esperar alguns anos para ter em seu currículo um titulo que fosse o reconhecimento da sua importância para o maior de Minas.

Nos dois últimos jogos ficou evidente a sua competência nesta fase tão positiva que estamos passando. Se falamos que temos um ataque criativo, veloz e conpetente, posso dizer o mesmo das atuações do Fábio. Contra o Grêmio fez defesas importantes assim como contra o Goiás garantiu a vitória numa defesa impressionante numa cobrança de falta e virou um gigante na cobrança do pênalti a favor do Goiás já nos acréscimos do segundo tempo.

Esta pergunta poderia ser feita pela maioria dos cruzeirenses mas nao entendo por que o nome do nosso goleiro não consta na lista dos convocados para a Seleção. Ele está em sua melhor fase. Um goleiro com todas as virtudes necessárias. Maturidade, tranqüilidade, agilidade, ótima reposição de bola e carrega a faixa de capitão já a algum tempo. O que mais será necessário para um reconhecimento da sua competência?

A posição de goleiro é muito ingrata. Dificilmente ele é capa de jornal pois a sua principal função é destruir os sonhos dos adversários. Estes destaques em sua maioria são reservados aos atacantes e seus gols. Mas a torcida celeste sabe reconhecer a sua importância e sempre grita “ #@#$&^%, é o maior goleiro do Brasil”.

Então Fábio, continue a ser este exemplo de profissional que a sua hora na seleção chegará. Sabemos que hoje em dia ser chamado para a Seleção já não significa a mesma coisa que há alguns anos mas ter a oportunidade de representar o nosso pais é sempre bem valorizada.

Que no final do ano você possa levantar pelo menos mais uma taça. Seja ela da Copa do Brasil ou do campeonato brasileiro. Como estamos abusados, por que não levar as duas para a nossa sala de troféus?

Tags: cruzeiroec