DA ARQUIBANCADA

Rádio Sucupira informa

Em 2009, o Henrique marcou um golaço contra os são-paulinos. Quem sabe não marca outro no dia 6... Que o Gabriel Xavier continue com suas belas atuações e possa ter uma chance ao lado do Arrascaneta!!!

postado em 28/04/2015 12:00 / atualizado em 28/04/2015 07:56

REUTERS/Junior Lago
No longínquo ano de 2015, um príncipe encastelado colocou em sua cabeça que deveria fazer do seu time campeão da liga regional. Sua estratégia era baseada nos imperadores romanos, tentando dar pão e circo ao povo, mas com táticas baseadas no personagem global Odorico Paraguaçu.

Não interessava contra quem seriam disputadas as partidas, mas o seu time do coração, o Clube Atlético Sucupira, deveria ser campeão a qualquer preço. Ele tinha até um bom time, e seus atacantes tinham nomes sugestivos, como Pratteleira e Solan.

Na sua juventude, o príncipe tinha atitudes intempestivas, adorando frases de efeito, criando a todo momento situações em que estaria supostamente sendo perseguido. Conseguiu tirar o seu grande rival da final da liga com artimanhas jamais vistas em terras sucupiranas, mas não imaginou que, depois de todos os esforços, jogaria sua última partida na terra de um extraterrestre.

Qual seria a sua cartada para tentar driblar a melhor defesa do campeonato, num lugar recheado de ETs? Mais uma cirurgia em alguma jogada decisiva ou mandar desligar a iluminação do estádio na hora em que seu time estivesse em dificuldades? Tentou numa confabulância pressionista cortar a cabeça de um súdito que brincou com seu nome em público. Mas sua atitude não surtiu efeito.

O adversário do Atlético Sucupira nas finais era o time do Lama Verde. Forte, bem organizado, mas obrigado a sair de suas terras, situadas dentro de um vulcão inativo, para buscar uma conquista inédita. Isso, porém, não atrapalharia os guerreiros verdes.

Parafraseando o eterno Odorico Paraguaçu: “Vamos botar de lado os entretanto e partir logo para os finalmente”. Não conheço o fim deste conto, mas não acredito que o príncipe tenha ido muito longe com suas estratégias criativas. Enquanto o mundo procura transformar os esportes em eventos que agradem a todos, estamos vendo peças teatrais que mais parecem histórias da cultura popular baseadas no coronelismo. Não é à toa que os principes e princesas têm somente papel figurativo no mundo atual.

Melhor que este conto é o tempo que o maior de Minas ganhou para se preparar com tranquilidade para os jogos contra o São Paulo na Libertadores. Em 2009, o Henrique marcou um golaço contra os são-paulinos. Quem sabe não marca outro no dia 6... Que o Gabriel Xavier continue com suas belas atuações e possa ter uma chance ao lado do Arrascaneta!!!

Só mais uma coisa: o conto acima é uma obra de ficção, não tendo nenhuma relação com o mundo real. Ou não?

Tags: cruzeiroec henrique libertadores