Fred Melo Paiva

DA ARQUIBANCADA

Tá guardado pra nós

Leo é, pra mim, o maior zagueiro da história do Atlético. Mas, hoje, Edcarlos é melhor. Edcarlos não, Edmonstro

postado em 29/08/2015 12:00 / atualizado em 29/08/2015 09:56

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Em São Paulo, o velho e bom tropeiro, acrescido e diminuído de algumas partes, chama-se Virado a Paulista. Era servido aos bandeirantes no Brasil colônia. Já a Virada à Paulista é um Pratto típico que o Palmeiras experimentou no domingo passado. Depois de marcar primeiro, o Porco quis cozinhar o Galo em banho Cruzeiro. Se os jurados desse Master Chef não tivessem roubado três pênaltis, tinha sido um chocolate.

Esta, como se vê, foi uma semana que começou auspiciosa, prometendo mundos e fundos como se ela fosse a Dilma, e o atleticano, o Congresso Nacional. Acaba como a Bolsa de Xangai, que caiu, mas já se levantou. Isso mesmo: não há tempo pra lamentações, vamo que vamo que atrás vem gente! E atrás dessa gente vem o Cruzeiro.

Ah, o Cruzeiro... Que momentos maravilhosos o time do dia seguinte das minhas tigelas de açaí me proporcionou esta semana! Eu tava precisando aliviar a alma, e o meu Rivotril foi a chegada desse Tinoco ao time do Barro Preto. É como disse o Lulu Santos: “Eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera”. O Tinoco chegou, viu e perdeu. Mas isso é o de menos. Com o Tinoco, quem ganha é a humanidade, carente de pessoas comprometidas com a verdade dos flatos.

Eu nunca tinha ouvido falar de Tinoco, a não ser o da dupla Tonico e Tinoco. Pensei que pudesse ter sido uma indicação do sertanejo Gusttavo Lima ao Gilvan, mas vi depois que o Tinoco cantor já havia morrido. O sobrevivente, no entanto, apresentou-se logo, recorrendo ao sujeito indefinido pra falar umas verdades sobre o Tibete Azul: “Dizem que não é a torcida que tem um número maior em Minas”. Bingo! Viva o Tinocão da Massa!

Agora, veja você o mundo hipócrita em que vivemos: o sujeito fala o que todo mundo sabe, e já querem derrubá-lo. Não passarão! Mexeu com o Tinoco, mexeu comigo! Se tentarem algum golpe, vamos pegar em armas, vamos chamar a CUT e o exército do Stédile! O Tinocão da Massa já disse que o Luxa fica. Deixa o homem trabalhar, pô... Fica, Luxa!

Pois é, a semana ia nessa toada, nesse stand up sem fim, mas, como no carnaval, infelizmente chegou a quarta-feira. Havia até um bom presságio, um cheiro de Deus desde a cabeçada salvadora de Leonardo Silva no jogo de ida contra o Figueira. Mas, como disse o Rodrigo Janot, atleticano procurador da República (nessa ordem), pau que dá em Chico dá em Francisco. E perdemos por culpa da expulsão do Leo e com um gol no último minuto.

Onde tava Deus, eu não sei, mas dizem que ele tá sempre nos detalhes. E o detalhe quase indizível é que Edcarlos merece a vaga de Leo Silva já faz um tempo. Leo é, pra mim, o maior zagueiro da história do Atlético – pelos títulos que alcançou, pelos gols decisivos e até por ser protagonista no episódio do primeiro milagre de São Victor. Mas, hoje, Edcarlos (foto) é melhor. Edcarlos não, Edmonstro.

Depois de rirmos tanto do Tinoco, o cruzeirense riu de nós, eliminados por um Figueirense. Tão no direito deles, mas é como diz o outro: quem ri por último ri do Cruzeiro (do Flamengo e do Corinthians). Agora resta este Brasileirão pra nossa trinca de conquistas históricas, depois das quais a gente já pode morrer: a Libertadores em 2013, a Copa do Brasil em 2014, o 7a1zão em 2015. Eu tô achando que é isso que tá escrito – é isso tá guardado pra nós.

Tags: atleticomg seriea Atlético