DA ARQUIBANCADA

Com a calculadora nas mãos

Se você gosta de fazer contas, faça os cálculos e comece a acender velas para seus santos, santas, deuses, deusas e orixás de predileção

postado em 24/10/2014 14:00 / atualizado em 24/10/2014 18:17

Paulo Vilara /Estado de Minas

Faltando sete rodadas para o fim do campeonato, o América está com 45 pontos, sete atrás do Avaí, quarto colocado na classificação. Com a calculadora nas mãos, se vencer todos os jogos o time somará 21 pontos e chegará aos 66 que, segundo matemáticos de sites especializados em futebol, serão suficientes para o Coelhão conquistar o acesso à Primeira Divisão. Mas é o caso de perguntar: vocês combinaram essas contas com os adversários?

Sim, pois do primeiro (Ponte Preta) ao 11º colocado (Santa Cruz), os números indicam que as vagas ainda estão abertas na disputa. Nesse caso, não apenas os pontos, mas também o número de vitórias de cada time é importante para definir os vencedores. A situação é esta: Ponte, 60 pontos e 17 vitórias; Dedos-duros do Sul, 57 e 17; Vasco, 54 e 14; Avaí, 52 e 15; Ceará, 50 e 14; Boa, 47 e 14; Sampaio Corrêa, 47 e 11; Atlético-GO, 46 e 13; América, 45 e 15; Náutico, 45 e 13; Santa Cruz, 45 e 11.

O América tem duas vitórias a menos que os dois primeiros, o mesmo número de vitórias do Avaí e mais vitórias que os demais concorrentes, incluído o Vasco, que está na terceira posição. Se vencer todas as partidas, o Coelhão tem chance real de se classificar. Para isso, tem de torcer para que seus adversários conquistem menos pontos nos jogos que restam.

As possibilidades de classificação prometem emoções fortes nesta reta final, pois nas sete rodadas haverá nada menos do que 22 confrontos diretos entre as 11 equipes mais bem posicionadas na tabela. Se você gosta de fazer contas, leitor (a), anote aí, faça os cálculos e comece a acender velas para seus santos, santas, deuses, deusas e orixás de predileção.

Eis os jogos: Avaí x Alcaguetes catarinenses, Ceará x Santa Cruz, Vasco x Ponte, Náutico x Atlético-GO, Ponte x Sampaio Corrêa, Boa x Ceará, Sampaio Corrêa x Dedos-duros catarinenses, Ceará x Atlético-GO, Náutico x Santa Cruz, Alcaguetes do Sul x Ponte, América x Avaí, Ceará x Vasco, S. Corrêa x Boa, Boa x Dedos-duros, S. Cruz x S. Corrêa, S. Corrêa x Atlético-GO, Ponte x América, S. Cruz x Avaí, Atlético-GO x S. Cruz, América x S. Corrêa, Náutico x Ponte e Avaí x Vasco. Ufa!

Uma coisa é certa: todos esses números, cálculos e possibilidades só terão sentido se o América vencer o xará do Rio Grande do Norte hoje à noite e os seis adversários que enfrentará da 33ª à 38ª rodada. Tem de jogar bola e torcer muito para que tudo dê certo.

Depois da mancada administrativa que fez o time perder seis pontos no STJD, Givanildo Oliveira foi convocado pela diretoria e, mais uma vez, retornou ao América. Está invicto desde que chegou, o que é bom presságio para as pretensões do Coelhão. Sempre com a calculadora nas mãos, é claro.

Porém, um mistério ronda os bastidores do América: sai treinador, entra treinador, e nenhum deles é capaz de escalar os meninos da base no time titular. No Brasil e no mundo há jovens brilhando em seus clubes. Por que não no Coelhão?

Tags: calculadora americamg Paulo Vilara