DA ARQUIBANCADA

De A a Z contra o ABC

Tomara que o desempenho positivo se mantenha até o fim, pois será a única forma de superar em campo a bobagem que do lado de fora fizeram os responsáveis diretos pelo Departamento de Futebol

postado em 31/10/2014 12:00

Paulo Vilara /Estado de Minas

Carlos Cruz/América FC

De um lado, o ABC. De outro, o América a pronunciar o abecedário completo e a jogar todo o seu futebol para derrotar o time de Natal. Na situação em que o Coelho se encontra, é simples o que terá de fazer amanhã e nos jogos que faltam até o fim da competição: bola na rede, gols, muitos gols. Mais gols do que os adversários. Vencer, vencer e vencer, para aumentar os pontos e o número de vitórias que, até o momento, é superior ao de nove concorrentes diretos a uma vaga no G4 – lembrando que se trata do segundo critério de desempate entre os times: 16 vitórias do América contra 14 do Vasco, 15 do Avaí, 13 do Santa Cruz, 14 de Ceará, Atlético-GO, Boa e Luverdense, 13 do Náutico e 11 do Sampaio Corrêa. Vencedor amanhã, o Coelhão se aproximará do G4, subirá para 17 as suas vitórias e crescerá também no saldo de gols. Ou seja, tem de vencer de A a Z, sem medo de ser feliz.

O time está brilhando. A vitória por 2 a 1 sobre o América-RN foi mais uma prova da postura vencedora da equipe. Desde que Givanildo Oliveira voltou e assumiu a função de treinador, o América não perdeu mais: foram cinco vitórias e três empates, um deles, 1 a 1 com os Dedos-duros do Sul, conquistado de maneira heroica, já que Obina foi expulso e o time jogou quase uma hora com um jogador a menos. Tomara que o desempenho positivo se mantenha até o fim do campeonato, pois será a única forma de superar em campo a bobagem que do lado de fora fizeram os responsáveis diretos pelo Departamento de Futebol ao contratar e escalar o tal de Eduardo. Torço para que aqueles malditos seis pontos perdidos no STJD não impeçam o Coelhão de conquistar uma vaga de acesso à Primeira Divisão.

A rodada anterior foi muito boa para as pretensões de classificação do América, por diminuir sua distância do Avaí, quarto colocado no G4 (52 pontos), que voltou a perder na terça-feira, pela 33ª rodada. Ao vencer o ABC amanhã, o América chegará aos 51 pontos, o que significará ficar a apenas um de ocupar a quarta vaga. Para isso, teremos também de secar todos aqueles times citados lá no primeiro parágrafo, principalmente Vasco (55 pontos), Santa Cruz (51), Ceará (50) e Atlético-GO (49). Você já segurou e acarinhou o seu pé de coelho hoje?

Pé na forma

Nunca antes na história do América as ações de aprumar a cabeça e chutar bem, acertar o pé e estufar as redes adversárias foram tão importantes quanto hoje. Fiquei confiante ao ler as declarações de Vitor Hugo e Gilson sobre o assunto. Até agora, cada um deles fez quatro gols no campeonato. O zagueiro, ótimo cabeceador, quer chegar aos sete. Espero que consiga. O ex-lateral-esquerdo, atual meia de categoria, pretende alcançar a marca de Obina, que, com 12 gols, é um dos principais artilheiros. Embora tenha dito isso de maneira brincalhona, acredito que Gilson conseguirá fazer mais gols. E há de ser com essa vontade de vencer que o América chegará lá. Coeeelho!

Tags: serieb americamg Paulo Vilara América ABC