DA ARQUIBANCADA

Dicionário do torcedor americano

O americano é camarada, é cordial, mas não é bobo. Os seis pontos perdidos no STJD são inaceitáveis

postado em 28/11/2014 10:00 / atualizado em 28/11/2014 16:11

Paulo Vilara /Estado de Minas

A coluna de hoje segue assinada por mim, mas devo 50% dela a verbetes dos dicionários Aurélio e Koogan Larousse, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Antonio Houaiss, respectivamente. Vamos a eles.

Amador. Diz-se daquele que se dedica a uma arte ou ofício por prazer, sem fazer destes um meio de vida. O torcedor do América é isso, um eterno amador, pelo puro prazer de torcer pelo seu time. Por outro lado, o americano espera que os dirigentes administrem o clube sem amadorismo – doutrina, sistema ou regime contrário ao profissionalismo. O futebol atual exige dos dirigentes que amem (amadores) o clube que dirigem, mas que o façam como profissão – atividade ou ocupação especializada, e que supõe determinado preparo.

Memorioso. Dotado de grande memória – capacidade de reter as ideias, impressões e conhecimentos adquiridos anteriormente. O americano tem orgulho da história do clube, orgulho de torcer por um dos raríssimos times em todo o mundo que venceu 10 campeonatos em sequência (1916 a 1925). Glória que deve servir de referência para seguir adiante e tentar ser deca de novo. O América é grande.

Ético. Que concerne aos princípios da moral. O torcedor do América quer acreditar que, ao contratar o atleta Eduardo, os nove presidentes, em especial Marcus Salum (responsável pelo departamento de futebol do clube), mais o superintendente e o gerente de futebol (ambos empregados remunerados), o fizeram de boa-fé, acreditando no profissionalismo da CBF e no acerto do Boletim Informativo Diário da entidade. Porém, se o time não se classificar por causa daqueles seis pontos perdidos no STJD, o torcedor tem todo o direito de ficar “pê” da vida com o vacilo administrativo de dirigentes e empregados. O time fez 64 pontos e subiu, mas a diretoria...

Raçudo. Que tem raça – qualidade que se supõe própria de uma origem ilustre, como, por exemplo, a coragem, o vigor. O time atual está mostrando em campo essas qualidades, e é por isso que o torcedor vai aplaudir os jogadores amanhã, sábado, 29 de novembro de 2014, no Independência.

Inteligente. Que tem ou revela inteligência – faculdade de aprender e compreender; destreza mental; habilidade. O torcedor americano é inteligente e sabe separar o sucesso da equipe dos erros da diretoria. O time fez 64 pontos, cinco a mais do que Atlético-GO, Avaí e Boa. Se não se classificar, a culpa será dos responsáveis pelo departamento de futebol, daqueles que sugeriram a contratação de Eduardo, daqueles que assinaram o seu contrato com o clube, e daqueles que concordaram com essas ações.

Camarada. Amigo fraternal e cordial. O torcedor americano é camarada, é cordial, mas não é bobo. Os seis pontos perdidos no STJD são inaceitáveis.

A. Conceito, geralmente correspondente a aprovação com nota máxima. Nota máxima é tudo o que o torcedor americano quer que dirigentes e jogadores consigam. Conceito A, de Série A, de Primeira Divisão.

Dá-lhe, Coelhão!

Tags: americamg