DA ARQUIBANCADA

Mirem-se no exemplo do Coelhinho Sub-17

O América está tendo tempo suficiente neste mês para contratar jogadores, treinar o grupo e armar o time

postado em 24/04/2015 12:00 / atualizado em 24/04/2015 08:35

O técnico Givanildo Oliveira disse que a Série B’2015 será difícil e bem equilibrada, o que não é nenhuma novidade, já que todos os anos tem sido assim. Mas ele está certo em afirmar que, “a cada ano que passa, fica mais difícil”, independentemente de quantos times grandes estejam disputando aquelas quatro vagas à disposição dos 20 concorrentes. O treinador americano alerta para as presenças de Botafogo, Vitória, Bahia e Criciúma, mas também destaca Ceará, Paysandu (dificílimo em seu campo, sempre encharcado), Mogi Mirim e os pernambucanos Náutico e Santa Cruz.

Vale lembrar que o Ceará derrotou o Bahia por 1 a 0 na Fonte Nova e pode empatar a partida final em Fortaleza (na quarta-feira) para ser o campeão da Copa do Nordeste. No domingo (dia 26), joga a primeira contra o Fortaleza para decidir qual dos dois ficará com o título do Campeonato Cearense deste ano. Se vencer as duas competições, chegará embalado para a Série B. Olho nesse Vovô aí, Coelhão!

De todo modo, difícil não é impossível, e o América está tendo tempo suficiente neste mês para contratar jogadores, treinar o grupo e armar o time, com Mancini e outros atletas experientes ao lado de Rubens e companheirinhos da base. As provas de fogo serão nos dias 6 e 9 de maio, no Independência, quando vai encarar Ceará e Bahia, os dois qualificados finalistas do Nordestão. O primeiro, pela Copa do Brasil; o segundo, na estreia do Brasileirão. É como escrevi na coluna anterior: maio quente para o Coelhão. Tomara que os jogadores do time principal sigam o exemplo dos garotos do Coelhinho Sub-17, para que no final do ano o América esteja classificado entre os quatro primeiros da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Vamos subir, Coelho!

Dá-lhe, Coelhinho!
O América está brilhando na Copa do Brasil Sub-17. Jogando futebol de primeira, deixou para trás os times de Goiás, Ceará e... Cruzeiro, a quem derrotou por duas vezes na Arena do Jacaré: 2 a 0 e 1 a 0. Classificados para as semifinais, quando enfrentarão o Botafogo-RJ, os garotos já garantiram o Coelhinho entre os quatro melhores times na categoria. Torço para que sejam campeões.

Por essas e por outras vitórias é que defendo a integração da comissão técnica e dos jogadores profissionais com as comissões técnicas e os atletas das categorias de base Sub-14, Sub-17 e Sub-20. Os treinadores dessa garotada, Milagres à frente, têm realizado trabalhos dignos de apoio e aplausos de todos os americanos: certamente, têm muito a contribuir com Givanildo Oliveira e vice-versa.

Cabe aos presidentes e ao diretor de futebol desenvolver planejamento que trate essa questão das categorias de base com maior ênfase, dando a ela a importância que merece. Será preciso lembrar o sucesso que foi o investimento do Flamengo naquele menino baixinho e fraquinho chamado Zico? E o também nanico e magrelinho Messi no Barcelona? Não custa ressaltar: o nosso Danilo, agora do Real Madrid, vai render ao América R$ 1,4 milhão. Dá-lhe, Coelhão!

Tags: americamg america coelhinho sub-17