DA ARQUIBANCADA

Vencer para entrar no G4

Tomara que a noite de sábado seja daquelas em que os atletas americanos estão com o espírito de equipe em dia e os talentos individuais mostrem toda a sua capacidade

postado em 03/07/2015 12:00 / atualizado em 03/07/2015 08:12

EM DA PRESS
O Campeonato Brasileiro chegou à 10ª rodada, estágio importante em que os times começam a definir as posições na tabela e suas possibilidades de sucesso ou fracasso na competição. Para o América, quinto colocado, a vitória sobre o Mogi Mirim será fundamental para manter acesa a sua pretensão de ascensão à Primeira Divisão. Vencendo, atingirá 20 pontos. Se fizer muitos gols no Mogi, e os resultados de Botafogo (20), Bahia (18) e Náutico (18) forem negativos, o Coelhão poderá conquistar a vice-liderança, atrás apenas do Paysandu, líder isolado, com 22 pontos.

Sim, é claro que a vitória por 1 a 0 será bem-vinda e garantirá os três pontos e a chance de boa classificação na tabela. Mas, se for possível, o ideal é que o América amplie o número de gols feitos (12) e o saldo positivo de gols (5), para se garantir nos primeiros quesitos de desempate com os adversários.

Tomara que a noite de sábado seja daquelas em que os atletas americanos estejam com o espírito de equipe em dia e os talentos individuais mostrem toda a sua capacidade, repetindo o primeiro tempo brilhante que jogaram contra o Santa Cruz. Espero que o sistema defensivo do Coelhão marque bem, anule os ataques do Mogi Mirim e ajude o goleiraço João Ricardo a ficar invicto nessa partida; que o meio-campo funcione como criador e articulador de jogadas agudas em direção às redes paulistas; que o ataque acerte o pé e a cabeça e estufe as redes dos vermelhinhos muitas vezes. Será bom, muito bom para o América. Nós, torcedores, vibraremos e aplaudiremos até que as palmas das mãos fiquem quentes e da cor do uniforme do time do Rivaldo – sentimos muito, grande Rivaldo, nos perdoe aí, mas desta vez vamos torcer contra você.

Parece que Givanildo Oliveira fará mudanças no meio-campo, já que Diego Lorenzi está contundido e Thiago Santos cumprirá suspensão por ter sido expulso contra o Criciúma. O jovem e talentoso Douglas Dopô deverá jogar ao lado do experiente Leandro Guerreiro e formar a dupla de volantes de contenção à frente da zaga. Por opção técnica, tática, contusão ou suspensão, de um jeito ou de outro, o rodízio de jogadores é sempre bem-vindo em toda e qualquer equipe. Na Europa, é comum os treinadores utilizarem boa parte do grupo durante a temporada, demonstrando e provando aos atletas que confia neles e considera que todos são titulares.

Givanildo começa a colocar isso em prática no América, até agora mais por impedimento (contusão ou suspensão) do que por decisão técnica ou tática. De todo modo, vejo com bons olhos o rodízio entre Cristiano e Rubens e entre Thiago Santos e Dopô. Quem ganha com isso é o time em sua totalidade, pois a mistura de experiência e juventude já provou ser fórmula vitoriosa, desde que os jovens tenham qualidade, é claro – é esse, certamente, o caso de Rubens e Dopô, ambos bons de bola, humildes e dedicados à profissão. Se for escalado de fato, torço para que Douglas Dopô faça bom jogo e conquiste sua presença nas próximas partidas.

Tags: americamg