COLUNA DE PAULO VILARA

A verdade dói pra quem é de mimimi

'Será mesmo que alguns jogadores do grupo acreditam que têm futebol para encarar a Série A? Se na B já são questionados e dão provas seguidas de incompetência, imagina lá no andar de cima'

postado em 03/09/2015 11:37

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Depois de milênios de civilização baseada também na traição, na falsidade, na dissimulação, no sorriso amarelo e na mentira, tudo indica que nossa sociedade está despreparada para ouvir, compreender e aceitar verdades. Boa parte das pessoas parece preferir ser enganada por mentiras a aprender algo com as verdades. O que isso tem a ver com o América? Na semana passada, entrevistado para um programa esportivo televisivo, Givanildo Oliveira disse que, se o Coelho subir para a Série A, precisará contratar cinco ou seis jogadores para tornar a equipe mais qualificada para disputar a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Foi franco e honesto ao expor essa necessidade, mas alguns torcedores julgaram a fala dele inadequada, ainda mais que horas depois o América foi derrotado pelo Luverdense, no Independência, resultado negativo que surpreendeu por dois motivos: o bom futebol jogado pelos mato-grossenses e o péssimo mostrado pelos mineiros. Devido a essa má apresentação, os torcedores consideraram que as palavras do treinador desmotivaram os atletas que, segundo eles, devem ter pensado: “Pô, estamos aqui roendo o osso na Série B e, na hora do filé, vamos ser dispensados e substituídos por outros? Assim não dá!”. E entregaram a rapadura. Será?

Bom, se isso aconteceu de fato, pode-se dizer que esses jogadores estão de mimimi, pois recebem salários muuuuito acima da média da maioria dos trabalhadores brasileiros e são pagos para ao menos se esforçar em campo. Vá um operário na construção civil tirar a mão da massa e fazer em uma semana as paredes que faria em dois dias, pra ver o que acontece...

Também tem outra coisa: será mesmo que alguns jogadores do grupo acreditam que têm futebol para encarar a Série A? Se na B já são questionados e dão provas seguidas de incompetência, imagina lá no andar de cima. Espero que parem de mimimi e justifiquem em campo o bom salário que faturam: é o mínimo que devem fazer para honrar sua condição de atletas profissionais. Profissionais, eu disse, e repito: profissionais. Mostrem serviço, senhores!

Apesar de o primeiro gol do Santa Cruz ter sido roubadaço (dois impedimentos não marcados no mesmo lance!), o serviço do sistema defensivo do América foi um espanto. Robertinho, Wesley Matos, Anderson Conceição e Raul jogaram abaixo da crítica (Xavier deveria ser o titular da lateral esquerda). Leandro Guerreiro também não ajudou em nada. Será que essa derrota é mais um reflexo das palavras do treinador naquela entrevista? Ficou a pulga atrás da orelha. Espero que ela pule fora e vá embora contra o Bragantino no sábado.

Para mim, Givanildo não falou nada demais ao afirmar que o clube precisará contratar profissionais de qualidade comprovada nos times em que atuaram. Foram palavras simples e diretas, sem os rodeios, as esquivas e os eufemismos com os quais nossa sociedade, infelizmente, aprendeu a conviver e a aceitar como naturais. Não são. A verdade dói? Para quem é de mimimi, sim. Para outros, não.

Tags: americamg