DA ARQUIBANCADA

Obrigado, Micale!

postado em 25/09/2016 12:00 / atualizado em 25/09/2016 15:01

Rodrigo Clemente/EM/D.A/Press
O brasileiro é supersticioso. Sou brasileiro. Por isso, acredito que não foi simples coincidência o fato de ter chovido no Independência nas vitórias do América sobre Internacional e Botafogo. Bendita chuva, que lavou a alma de jogadores e torcedores americanos! E benditos 13 minutos de apagão e breu no jogo de sábado à noite, pois foi ali, na escuridão, que Enderson Moreira teve tempo para tirar coelhos da cartola e animar mais um pouco a rapaziada. Deu certo.

Com as duas vitórias seguidas, o Tricolor (verde, branco e preto) de Belo Horizonte começou a desmoralizar os cálculos matemáticos de sites especializados em determinar quais times de futebol poderão ser campeões e quais serão rebaixados à Série B. Eis o placar atualizado: América 2 x 0 Estatística.

De três em três pontos, o Coelhão vai remando contra a maré estatística e seguindo em frente na luta para sair da lanterna e escapar do rebaixamento. Mesmo com chuva e apagão, a torcida voltou a sorrir e a se alegrar nas cadeiras verdes do estádio, nos bares com TV e nos lares de americanos.

Ainda faltam muitas vitórias para alcançar o objetivo de permanecer na Série A. Porém, ao derrotar Santos, Internacional e Botafogo, o América mostrou – até para si mesmo – que tem fibra bastante para encarar toda e qualquer equipe da Primeirona do futebol brasileiro. Desde que os jogos sejam apitados com isenção e imparcialidade, como foi a arbitragem da partida contra o Botafogo. Luiz Flávio de Oliveira e seus auxiliares estão de parabéns.

Baixando a poeira da empolgação, é evidente que o time ainda erra muitos passes e perde bolas que não deveria perder no ataque e no meio de campo. Mesmo assim, Enderson Moreira está conseguindo fazer com que os jogadores se esforcem ao máximo e cumpram com eficiência defensiva as funções determinadas por ele: nas duas vitórias seguidas, a equipe não levou gol. E apesar das deficiências técnicas, começa a esboçar em campo o desenho de um time estruturado e com espírito coletivo.

Nessas duas vitórias, é importante destacar as atuações muito boas de Fernando Leal, o acerto nas escalações de Roger e Matheusinho como titulares, e a capacidade que o treinador está mostrando de conseguir que cada jogador faça o seu melhor. Até Michael fez gol, aleluia!

Para encerrar, envio um super e merecido abraço ao Rogério Micale. Muito obrigado, Micale, por não ter convocado o Matheusinho para a Seleção sub-20 do Brasil. Valeu, camarada!

Tags: americamg seriea