DA ARQUIBANCADA

Carta aberta ao prefeito de BH

Seus adversários políticos e esportivos devem estar torcendo com todas as forças negativas para que o senhor embarque nesta canoa furada da LuArenas

postado em 21/04/2017 12:00 / atualizado em 21/04/2017 09:31

Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Prefeito, como administrador da cidade, cidadão e torcedor atleticano fanático – o que, segundo o Fred Melo Paiva, é pleonasmo –, o senhor deve estar acompanhando o imbróglio criado pela empresa LuArenas, ex-BWA, ao começar a montar na marra aquele puxadinho ilegal no Independência, cujo proprietário é o América Futebol Clube.

Por que ilegal? Ora, seguindo a tradição familiar iniciada por seu pai, o senhor também foi dirigente de futebol e pode muito bem imaginar: se o Independência pertencesse ao Clube Atlético Mineiro, cedesse o estádio por 20 anos ao governo de Minas Gerais e, logo no início da validade do contrato, este fizesse uma licitação, a BWA (atual LuArenas) saísse vencedora para administrar o equipamento esportivo, fechasse parceria com o Cruzeiro Esporte Clube para que o time azul mandasse seus jogos ali e, na sequência, por interesse mútuo, BWA e Cruzeiro decidissem ampliar com arquibancadas móveis a capacidade do estádio de 23 mil para 30 mil torcedores (sem que o proprietário e o governo do estado autorizassem a obra), o senhor sabe muito bem que a diretoria do Galo entraria na Justiça para impedir o absurdo dessa construção.

Prefeito, além de a obra não estar autorizada por quem de direito, a BWA/LuArenas descumpriu a cláusula do contrato que assegura à comunidade do entorno do Independência a utilização da área (justamente onde se ergue o puxadinho) como espaço de convivência dos cidadãos. Em vez de fazer essa abusiva arquibancada móvel, a empresa deveria ter construído um espaço apropriado para o lazer e o aprendizado dos moradores do bairro – previa-se ali a oferta e a realização de cursos gratuitos diversos. Ou seja, a BWA/Luarenas comete dois erros jurídicos graves ao mesmo tempo: descumpre uma cláusula contratual e ignora a obrigação legal de todo e qualquer inquilino de solicitar e obter (ou não) a autorização do dono do imóvel para alterá-lo em seu projeto arquitetônico original.

Prefeito, além dos pecados acima citados, acrescente-se o fato de que a BWA/LuArenas deve 15 meses ou mais ao governo de MG e ao América, o que resulta em um valor, no momento, acima de R$ 3 milhões! Ou seja, a cara de pau é gigantesca, pois a empresa não paga o que deve; não cumpre cláusulas do contrato; e – espante-se, por favor – ainda ergue uma arquibancada sem autorização, sem laudos de segurança (sete mil pessoas poderão correr risco de vida nesse puxadinho ilegal) e, espero, sem o Habite-se definitivo da prefeitura de BH.

Por falar em Habite-se, prefeito, seus adversários políticos e esportivos devem estar torcendo com todas as suas forças negativas para que o senhor embarque nesta canoa furada da LuArenas, pise na bola e aprove a construção do perigoso monstrengo. Caso isso ocorra, é muito possível que críticas maldosas e pesadas caiam sobre a sua cabeça, uma vez que, por trás dos interesses financeiros da empresa, sabe-se que estão os interesses do Atlético, o seu time do coração.

Conto com o seu bom-senso, prefeito.


Tags: Alexandre Kalil atleticomg americamg obras independência