RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Londres revive John Lennon, Spice Girls e Queen em encerramento olímpico

Assim como na abertura, a cerimônia de encerramento contou com representações teatrais e musicais

Gazeta Press

| Tags: celular 

Publicação:

12/08/2012 20:17

 

Atualização:

12/08/2012 20:40

REUTERS/Mark Blinch
Clique na imagem e veja a galeria de fotos da cerimônia de encerramento


Após 17 dias, chegaram ao fim os Jogos de Londres'2012 neste domingo. Depois de terminadas dez modalidades pela manhã, uma cerimônia no Estádio Olímpico encerrou a 30ª edição do evento e marcou a passagem de bastão para o Rio de Janeiro, que sediará a competição em 2016.

Assim como foi a abertura, a cerimônia contou com uma representação teatral. Os famosos ônibus de dois andares ingleses e também a London Eye (roda gigante de observação e ponto turístico da cidade londrina) formavam o cenário ao centro do estádio. Enquanto isso, sucessos musicais embalavam o público. Entre eles, o lendário Ray Davies, vocalista e compositor da banda The Kinks, as meninas da The Spice Girls, Liam Gallagher cantando Wonderwall, e o mais novo fenômeno britânico, a banda One Direction.

O ponto alto da cerimônia, no entanto, foi quando a musica Imagine, de John Lennon, tocou. Enquanto imagens do ex-Beatles eram passadas no telão, crianças com camisetas brancas se dispunham de maneira a formar, numa visão aérea, o rosto do cantor assassinado em 1980. A banda Queen, acompanhada de um holograma de Freddie Mercury também emocionou.

Outro momento de destaque da festa foi a transmissão no telão do Estádio Olímpico de imagens destes Jogos. Entre diversos atletas, o vídeo mostrou o meia Lucas chorando com a derrota da Seleção Brasileira na final diante do México, e também o judoca Felipe Kitadai emocionado com o bronze conquistado – a primeira medalha do Brasil em Londres.

REUTERS/Mark Blinch
Londres recebeu os Jogos Olímpicos pela terceira vez
Menos metódica do que a abertura, até pelo fim da tensão, a cerimônia de encerramento priorizou a confraternização, com as bandeiras das 207 nações participantes entrando ao mesmo tempo no Estádio Olímpico e sob muita festa dos atletas que compareceram – alguns levando suas medalhas no pescoço.

Com a maioria dos competidores já tendo retornado a seus países, as delegações estiveram esvaziadas. Na brasileira, Marilson Gomes dos Santos, quinto lugar na maratona que foi realizada neste domingo mostrou fôlego e disposição para festejar. A pernambucana Yane Marques também compareceu, sendo bastante parabenizada pelos compatriotas por ser a primeira atleta do País a conquistar uma medalha olímpica no pentatlo moderno.

O pugilista Esquiva Falcão foi o responsável por carregar a bandeira do Brasil durante a cerimônia. Medalhista de prata na categoria até 75kg, ele fez história ao ser o primeiro brasileiro a chegar em uma final de boxe nas Olimpíadas. Na abertura, foi Rodrigo Pessoa quem portou o estandarte nacional. O cavaleiro terminou os Jogos sem conquistas, tanto no individual quanto na disputa por equipes.

Foi a edição na qual o Brasil somou mais pódios: 17. Entretanto, o País teve sua melhor campanha olímpica em Atenas-2004, quando conquistou cinco ouros e terminou em 16º no quadro de medalhas. Para a competição no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro espera que a delegação verde-amarela termine entre os dez primeiros

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Infográficos

Modalidades Olímpicas

Blogs e Colunas