MMA

Na despedida, Tito Ortiz tem a receita para vencer: minar a confiança de Griffin

Veterano fará a última luta da carreira no UFC 148, neste sábado, em Las Vegas

postado em 04/07/2012 21:37 / atualizado em 04/07/2012 22:00

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Um dos ícones do MMA e prestes a entrar para o Hall da Fama do UFC, Tito Ortiz já traçou a estratégia para se despedir do octógono com vitória. Ele vai enfrentar Forrest Griffin na luta co-principal da edição 148, neste sábado, em Las Vegas, e espera ganhar o ‘tira-teima’ contra o adversário que enfrentou duas vezes, conquistando um triunfo e saindo derrotado em outra ocasião. Para isso, o veterano planeja tirar a confiança do oponente.

“Eu não posso deixá-lo ganhar mais confiança a cada round. Forrest é o tipo de lutador que tem muita confiança. Mas se a confiança é desligada, ele é desligado. E eu vou tentar fazer isso logo no começo da luta”, projetou o norte-americano que tem cidadania mexicana. Tito Ortiz, de 37 anos, será elevado ao Hall da Fama do UFC neste sábado, horas antes do evento em Las Vegas.

Tito Ortiz e Forrest Griffin se enfrentaram nas edições 59, em abril de 2006, com triunfo do primeiro, e 106, em novembro de 2009, quando o segundo deu o troco. As duas lutas foram definidas na decisão dividida dos juízes. Os dois também já foram campeões na categoria meio-pesado, sendo que Ortiz manteve o título por mais tempo – prevaleceu em cinco das seis defesas de cinturão.

Nas duas vezes que enfrentou Griffin, a luta se estendeu pelos três rounds. No terceiro encontro, Tito Ortiz espera ter melhor sorte e conquistar a vitória sem deixar o duelo se alongar muito. Mas também respeita o adversário e prevê dificuldades. “Gostaria que essa luta fosse mais rápida. Eu adoraria fazer a luta ser mais rápida, mas Forrest é um cara durão”, elogiou.

Tito Ortiz espera se despedir com vitória para apagar a má impressão deixada no revés sofrido para Rogério Minotouro no UFC 140, quando perdeu por nocaute técnico aos 3min15 do primeiro round. O norte-americano admitiu que estava mal preparado para o combate, por isso quer dar a volta por cima na despedida.

“Quando eu lutei contra o Rogério Nogueira, eu não estava preparado, não treinei tão duro como podia. Para essa luta, eu estarei mais preparado. Fisicamente, mentalmente, eu sei que posso ir de 15min a 100 por cento sem ter nenhum problema”, garantiu o veterano, que tem um cartel de 15 vitórias, dez derrotas e um empate no UFC.