MMA

Demian Maia questiona superioridade de Anderson Silva e elogia Chael Sonnen

Atleta paulista, que também lutará no UFC 148, analisa a revanche do século

postado em 05/07/2012 16:54 / atualizado em 05/07/2012 17:23

Getty Images/UFC

Demian Maia pode analisar com propriedade a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen, que acontecerá neste sábado, no UFC 148, em Las Vegas. O lutador paulista já encarou o atual campeão, no UFC 112, em 2010, e o falastrão norte-americano, na edição 95, em 2009. Contra o primeiro, a disputa valeu o cinturão dos médios e Maia foi derrotado na decisão por pontos. Diante de Sonnen, ele conseguiu uma vitória por finalização no primeiro round, com um triângulo.

Em Las Vegas, onde também lutará no UFC 148, contra o coreano Dong Hyun Kim, Demian Maia falou com a imprensa sobre a estreia na categoria dos meio-médios, mas aproveitou para dar seus palpites sobre a revanche do século. O paulista questionou a superioridade de Anderson Silva ao relembrar seu duelo com o compatriota e exaltou Chael Sonnen.

Getty Images/UFC
“Naquela luta, ele (Anderson Silva) ganhou, com certeza. Não acho que ele foi incrivelmente superior por conta da firula toda que fez. Se ele fosse incrivelmente superior, teria vindo para cima para me nocautear. Não existe nenhum lutador bonzinho, que não vai vir para cima, ainda mais o Anderson, que gosta de nocautear. Ele, com certeza, estava inseguro de ir para a luta agarrada e fez o jogo que achou certo. Não tiro o mérito dele de jogar na distância e com as regras, fazendo toda aquela graça para tentar me desconcentrar. A gente já sabia que isso ia acontecer e que eu não podia ir. Acho que o Sonnen é sim um adversário muito difícil para o Anderson, que sabe disso. O Sonnen é, com certeza, um cara que pode fazer frente a ele. É só assistir a última luta e ver o que aconteceu. O Anderson ganhou, mas não foi uma luta fácil, pelo contrário”, disse.

Para Demian Maia, Chael Sonnen conseguiu a revanche não só por causa das constantes provocações. Ele acredita que as vitórias sobre Brian Stann e Michael Bisping credenciaram o americano para o reencontro com Anderson Silva. “Chael Sonnen enfrentou só top da categoria. Se alguém falar que ele está disputando o cinturão porque ele fala muito, está mentindo. É lógico que falar o ajudou muito e vai ajudar muito, inclusive, o Anderson Silva porque o pay-per-view venderá mais e ele vai ganhar mais dinheiro. Vai ajudar os dois. Para eles, é ótimo. Lógico que ele é credenciado para disputar”, ponderou.

O fato de ter abandonado a categoria dos médios para lutar em uma mais leve deixa Demian Maia pressionado na estreia contra Dong Hyun Kim, ainda mais porque ele vem de derrota para Chris Weidman, no UFC on FOX 2, em janeiro passado.

“Pressionado eu estou. Agora talvez até mais por estar vindo de uma luta na qual eu perdi, mas eu tento fazer isso: a minha parte psicológica eu tento pensar como uma estreia, como um começo e eu tenho que fazer o meu melhor nas próximas lutas para ter a possibilidade de disputar o cinturão nessa categoria”, afirmou.

UFC 148

Sábado, dia 7 de julho
MGM Grande Arena, em Las Vegas, EUA

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen (duelo válido pelo cinturão peso-médio)
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton

Card Preliminar
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Constantinos Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello "Trator" Oliveira x Yoislandy Izquierdo