MMA

Rafaello 'Trator' Oliveira encara cubano no UFC 148 para buscar a reabilitação

Pernambucano vem de duas derrotas seguidas e espera se recuperar em Las Vegas

postado em 05/07/2012 19:06 / atualizado em 05/07/2012 19:16

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC
O pernambucano Rafaello Trator será um dos brasileiros em ação no UFC 148, neste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Natural de Recife, ele vai encarar o cubano Yoislandy Isquierdo no card preliminar, em busca da reabilitação depois de duas derrotas consecutivas em eventos da organização.

Rafaello ‘Trator’ Oliveira tem cinco lutas no UFC, mas o desempenho não é satisfatório. O pernambucano conquistou apenas uma vitória, sobre John Gunderson na edição 108, em janeiro de 2010. Nas demais participações, só derrotas. Tanto que ele ficou um tempo afastado, atuou em organizações menores, voltou a lutar no Recife e retornou ao Ultimate. Mas ainda não convenceu.

Depois de derrotas seguidas para Gleison Tibau, no UFC 130, por finalização, e Yves Edwards, no UFC Live: Cruz vs Johnson, por nocaute técnico, Rafaello Trator espera deixar para trás a fase negativa. “A melhor forma para voltar a vencer é estar bem, pôr o jogo em prática, acreditar nos treinadores e traçar um plano correto”, receitou o pernambucano, faixa preta em jiu-jitsu.

Rafaello Trator espera se impor no octógono e focar apenas no adversário, sem se preocupar com a obrigação de vencer. “É preciso ser agressivo, me movimentar muito o tempo todo. E também me divertir dentro do cage. A chave para a vitória é deixar a pressão de lado, relaxar e cair para dentro”, recomendou.

Contra Isquierdo, nascido em Cuba e naturalizado norte-americano, o brasileiro já tem a estratégia traçada. Ele vai enfrentar um adversário que estreou com derrota no UFC, diante de Reza Madadi, na primeira edição do evento em Estocolmo, na Suécia, em abril deste ano. Trator sabe que todo cuidado será pouco para encarar o oponente.

“Eu vou lutar contra um cara mais alto, canhoto, que parte para a trocação, mas não foge do jiu-jitsu. Será uma boa luta, pois ele casa com o meu jogo e eu tive uma preparação física muito forte”, observou Rafaello, que se considera pronto para espantar a sequência de derrotas. “Foquei muito na alimentação, fiz tudo certinho, trabalhei muito o boxe e a estratégia. Vou botar pressão e tentar não ficar parado. Se Deus quiser, isso vai me trazer a vitória”, projetou.

UFC 148
Sábado, dia 7 de julho
MGM Grande Arena, em Las Vegas, EUA

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen (duelo válido pelo cinturão peso-médio)
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton

Card Preliminar
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Constantinos Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello "Trator" Oliveira x Yoislandy Izquierdo