MMA

Tito Ortiz planeja vida fora do octógono e diz que gostaria de trabalhar no UFC

Veterano fará a última luta da carreira contra Forrest Griffin, sábado, em Las Vegas

postado em 05/07/2012 20:27 / atualizado em 06/07/2012 00:53

Zuffa/Getty Images
Prestes a se aposentar, Tito Ortiz já pensa como será a vida longe do octógono. O ex-campeão dos meio-pesados do UFC fará a última luta na edição 148, neste sábado, em Las Vegas, em um tira-teima contra Forrest Griffin, no co-main event (segundo duelo mais importante da noite). O foco está voltado para a despedida, mas o veterano já planeja os próximos passos e promete se dedicar mais à família.

Aos 37 anos, Tito Ortiz é uma das figuras mais carismáticas do MMA nos Estados Unidos. Com cidadania mexicana, ele disse ter recebido propostas, mas pensa em continuar trabalhando no UFC. “A ESPN me ofereceu um trabalho, mas adoraria trabalhar com o UFC, mas agora eu vou tirar um mês de férias. Me sacrifiquei por 15 anos. É difícil ficar longe da família. Quando você vê, seus filhos estão com 10 anos. Não quero ser o pai que meu pai não foi, que não estava lá por causa das drogas. Eu quero estar lá”, projetou.

Com vários problemas pessoais ao longo da carreira, Tito Ortiz respondeu de forma positiva dentro do octógono. Foi campeão da categoria meio-pesado, entre 2001 e 2003, e fez lutas memoráveis, como as duas diante de Forrest Griffin – uma vitória e um revés – Chuck Liddell e Ken Shamrock. Como prêmio pela carreira, Tito será homenageado com o Hall da Fama do UFC. A cerimônia de introdução do ídolo à seleta lista será neste sábado, antes do evento em Las Vegas.


“Acho que o melhor momento foi ser campeão do mundo. Sempre trabalhei duro e consegui me tornar o campeão em um ano e meio de competição. Olhando para a minha carreira, é isso que vale mais do que tudo, porque eu consegui fazer o que sonhava. Foi aí que mudei meu nome de “Bad Boy” para “O campeão do povo”, porque posso servir de exemplo para as pessoas”, frisou o atleta, ressaltando o carinho com que sempre foi tratado pelos fãs.

Tito Ortiz sabe que terá uma vida bem diferente da de atleta, depois do UFC 148. Ele admitiu que a sensação será um tanto estranha à qual está acostumado. “O que vou sentir menos falta é treinar. Vocês não entendem como é duro. Os oito primeiros anos são bons. Com dez anos, você pensa 'cara, é uma década'. Aos 15 anos, está bom. O que mais vou sentir falta é sair com a energia dos fãs, não tem nada igual a isso”, avaliou.

UFC 148
Sábado, dia 7 de julho
MGM Grande Arena, em Las Vegas, EUA

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen (duelo válido pelo cinturão peso-médio)
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton

Card Preliminar
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Constantinos Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello "Trator" Oliveira x Yoislandy Izquierdo