MMA

Aos 40 anos, Cung Le descarta encerrar carreira sem vencer a primeira no UFC

Vietanimta radicado na Califórnia enfrenta Patrick Côté na edição em Las Vegas

postado em 06/07/2012 18:33 / atualizado em 07/07/2012 00:11

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Nascido em Saigon, no Vietnã, Cung Le se transformou em destaque no MMA depois de se mudar para os Estados Unidos. Radicado em San Jose, na Califórnia, ele será uma das atrações do UFC 148, neste sábado, no MGM Grand Garden Arena, quando enfrentará Patrick Côté pelo card principal. O vietnamita-americano, que teve boas atuações no Strikeforce, no entanto ainda não venceu no Ultimate. E espera alcançar o objetivo de ganhar a primeira, em Las Vegas.

Experiente, Cung Le tem sete vitórias em oito lutas pelo Strikeforce. E conquistou o título do torneio dos pesos-médios, em 2008, depois de bater Frank Shamrock por nocaute técnico – o adversário teve o braço direito quebrado por causa de uma série de chutes aplicados pelo vietnamita. Le virou ator, participou de alguns filmes de ação, até se transferir para o UFC.

Em uma participação no UFC, Cung Le saiu do octógono derrotado por Wanderlei Silva, na edição 139, em dezembro de 2011, por nocaute técnico. Aos 40 anos, ele sabe que não terá vida longa no UFC. Mas ele não admitiu a hipótese de deixar a carreira sem ganhar uma luta pelo Ultimate. O vietnamita espera se recuperar diante de Patrick Côté em Las Vegas.

“Eu nunca gosto de olhar para a frente. Eu sou um desses caras que gosta de viver o momento. É uma bênção acordar todos os dias, gosto de viver cada um deles. Por isso eu não posso falar sobre o amanhã”, afirmou Le, perguntado sobre uma possível aposentadoria depois do UFC 148.

Cung Le confirmou apenas que entrará no octógono com o pensamento único de vitória. “Eu gosto de lutar, é por isso que eu estou fazendo isso. Mas eu não estou aqui só porque gosto de lutar, e sim para ganhar. Espero vencer essa luta contra Patrick Côté”, projetou o vietnamita radicado na Califórnia, que aproveitou para cutucar o adversário.

“Ele é um cara muito confiante, quase arrogante. Mas é bom quando o cara é arrogante, pois pode acabar com um chute na cabeça ou no braço, como Frank Shamrock. Portanto, que ele esteja atento”, avisou Le, relembrando o triunfo sobre Shamrock no Strikeforce. Na ocasião, o vietnamita lutou em casa (San Jose) e teve o apoio da torcida.

Cung Le teria como adversário o norte-americano Rich Franklin, que acabou sendo transferido para o UFC 147, no Mineirinho, no último dia 23 de junho, quando substitituiu Vitor Belfort no duelo contra Wanderlei Silva. O vietnamita disse que gostaria de enfrentar Franklin, mas previu um duelo interessante contra Côté. “Fiquei muito chateado quando o Rich foi retirado. Mas isso acontece, o UFC precisava salvar o card e foi uma luta muito boa para os fãs brasileiros. O Franklin é um cara muito legal, faríamos uma grande luta. Mas eu acho que a luta contra o Patrick Côté poderá ser mais explosiva”, previu.

UFC 148
Sábado, dia 7 de julho
MGM Grand Arena, em Las Vegas, EUA

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen (duelo válido pelo cinturão peso-médio)
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton

Card Preliminar
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Constantinos Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello "Trator" Oliveira x Yoislandy Izquierdo