MMA

Patrick Côté retorna ao UFC com o objetivo de voltar a lutar pelo cinturão

Canadense enfrentará Cung Le na edição 148, em Las Vegas, para recomeçar

postado em 06/07/2012 21:00 / atualizado em 07/07/2012 00:11

Reprodução/UFC
No retorno ao UFC, o canadense Patrick Côté tem um só objetivo em mente: ter nova oportunidade para disputar o cinturão dos pesos-médios. Para isso, ele espera começar bem a nova trajetória na organização, na edição 148, neste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, diante do vietnamita naturalizado norte-americano Cung Le. Os dois se enfrentarão pelo card principal do evento.

Patrick Côté teve a chance de disputar o título em outubro de 2008, no UFC 90, mas foi derrotado por Anderson Silva por nocaute técnico no terceiro round, fruto de uma joelhada. Depois de perder para o Spider, o canadense não voltou a vencer na organização – acabou superado mais duas vezes seguidas – e foi demitido após o revés para Tom Lawlor na edição 121, em outubro de 2010.

Depois de participar de ligas de menor expressão – lutou no Brasil no Amazon Forest Combat e derrotou Gustavo Machado por nocaute no primeiro round – Côté ganhou nova oportunidade no UFC. E foi convocado para enfrentar Cung Le em função da transferência de Rich Franklin, que seria o adversário do vietnamita, para o UFC 147, no Mineirinho.

O canadense espera um bom recomeço na maior franquia de MMA, mas sabe que precisa ter rendimento satisfatório diante de Cung Le. “Eu não estou de volta apenas por uma luta. Estou de volta porque eu quero fazer uma nova corrida pelo título. Já estive lá antes, mas não treinei como venho fazendo agora. Estou fazendo agora o que deveria ter feito há três ou quatro anos”, admitiu.

Mesmo enfrentando um adversário que vem de derrota – Cung Le perdeu para Wanderlei Silva no UFC 139, em dezembro de 2011 – e entrará pressionado no octógono, Patrick Côté sabe que precisa respeitá-lo para não correr risco de ser surpreendido. “Se eu der espaço a ele, estarei em apuros. Eu treino para estar em boa forma, pois penso em forçar o ritmo de imediato. Mas se eu tiver que enfrentá-lo nos três rounds, estarei preparado. Essa é a chave da luta”, avaliou.

Patrick Côté encarou com naturalidade a saída do UFC, depois das derrotas consecutivas. Mas sempre acreditou que teria nova oportunidade, o que acabou ocorrendo em Las Vegas. “Eles não me demitiram porque não gostam de mim. Eles me demitiram porque é um negócio e eu perdi três lutas seguidas. Isso é tudo”, avaliou. “Mas eu tinha que provar que tinha lugar no UFC e fiz isso nas últimas quatro lutas que disputei”, acrescentou.

UFC 148
Sábado, dia 7 de julho
MGM Grand Arena, em Las Vegas, EUA

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen (duelo válido pelo cinturão peso-médio)
Forrest Griffin x Tito Ortiz
Cung Le x Patrick Côté
Dong Hyun Kim x Demian Maia
Chad Mendes x Cody McKenzie
Ivan Menjivar x Mike Easton

Card Preliminar
Gleison Tibau x Khabib Nurmagomedov
Melvin Guillard x Fabrício "Morango" Camões
Constantinos Philippou x Riki Fukuda
John Alessio x Shane Roller
Rafaello "Trator" Oliveira x Yoislandy Izquierdo