MMA

Com brasileiros na disputa, UFC on Fox 4 define próximo desafiante pelo título

Mauricio 'Shogun' e Lyoto Machida encabeçam evento e encaram norte-americanos

postado em 04/08/2012 00:53 / atualizado em 04/08/2012 02:29

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Depois de quase três anos, o Ultimate Fighting Championship leva um evento de MMA a Los Angeles. A badalada cidade da Califórnia receberá o UFC on Fox 4, neste sábado, a partir das 17h45 (de Brasília), com promessa de grande público no Staples Center. Das dez lutas da programação – quatro pelo card principal e seis pelo preliminar -, duas merecerão atenção especial. E ambas com participação de brasileiros em destaque na categoria meio-pesado. Acompanhe a cobertura pelo Superesportes e o Blog Nocaute.

A luta principal reunirá Mauricio ‘Shogun’ Rua contra Brandon Vera. O co-main event (segundo duelo mais importante da noite) terá a presença de Lyoto Machida diante de Ryan Bader. Os combates ganharam ainda mais visibilidade depois que o presidente do UFC, Dana White, anunciou que deles sairá o próximo desafiante do campeão da categoria. O mandatário disse que vai privilegiar o atleta que tiver o desempenho mais ‘impressionante’ no evento.

IMAGENS DA PESAGEM OFICIAL DO UFC ON FOX 4

O atual campeão dos meio-pesados, Jon Jones, defenderá o título diante do veterano Dan Henderson, no UFC 151, marcado para 1º de setembro, em Las Vegas. O vencedor – ‘Bones’ é favorito – vai encarar, conforme o próprio Dana White, o escolhido entre as lutas principais do evento em Los Angeles. No caso do de ‘Shogun’ e Lyoto, significaria a chance de voltar a disputar o cinturão. Para Brandon Vera e Ryan Bader, valeria um feito inédito no Ultimate.

O discurso dos quatro lutadores é um só: manter o foco no adversário e aguardar a decisão do chefe sobre quem será escolhido. Mas é impossível deixar de pensar na chance de disputar o cinturão. E daí vem a grande motivação para entrar no octógono do UFC on Fox 4. “Fiquei motivado com o que o Dana falou (sobre a chance de lutar pelo título). Mas eu estou focado no sábado. Terei uma luta dura contra o Brandon Vera, e o resto é consequência”, afirmou Mauricio ‘Shogun’, que já declarou o desejo de voltar a enfrentar Jon Jones e Dan Henderson, os dois últimos algozes do curitibano.

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Lyoto Machida, por sua vez, disse que a luta contra Ryan Bader valerá como um título. Mas também deixou claro que o foco está no perigoso adversário. “Eu penso apenas em minha preparação e treinei muito para enfrentar o Bader. Vou dar o melhor no sábado para trazer essa vitória para o Brasil. Eu não sei o que acontecerá na luta, mas só quero vencer com uma grande performance”, frisou o baiano radicado no Pará, que terá pela frente o vencedor da oitava edição do reality show The Ultimate Fighter, nos Estados Unidos.

Mais brasileiros

O UFC on Fox 4 terá a presença de mais brasileiros. No card preliminar, Wagner ‘Caldeirão’ Prado estreará na maior organização de MMA, diante de uma ‘pedreira’, o norte-americano Phil Davis. O duelo é válido pela categoria meio-pesado. Com oito vitórias em igual número de lutas, sendo sete por nocaute, o paulista de Campinas espera um resultado satisfatório na primeira luta pelo Ultimate.

Já o brasiliense Rani Yahya também lutará no card preliminar, diante do norte-americano Josh Grispi. Especialista em jiu-jitsu, o candango tem uma vitória e uma derrota pela organização: estreou com triunfo sobre Mike Brown, por decisão unânime, em 2011, e depois foi superado por Chad Mendes, também por desempate, na edição 133, em agosto do mesmo ano.

UFC on Fox 4

Sábado, 04 de agosto
Staples Center, em Los Angeles (EUA)

Card principal

Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Mike Swick x DaMarques Johnson
Joe Lauzon x Jamie Varner

Card preliminar

Cole Miller x Nam Phan
Phill Davis x Wagner Prado
Josh Grippi x Rani Yahya
Phill De Fries x Oli Thompson
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga