MMA

Diego Nunes derrota polonês no UFC e dá primeiro passo para enfrentar José Aldo

Brasileiro conquistou a terceira vitória no Ultimate e se reabilitou de derrota em abril

postado em 05/10/2012 19:23 / atualizado em 05/10/2012 19:49

Getty Images/UFC
O nocaute não veio, mas a vitória por decisão unânime sobre o polonês Bart Palaszewski está de bom tamanho para o brasileiro Diego Nunes, da categoria peso-pena. Ele mostrou desenvoltura no octógono, aplicou golpes eficientes e conseguiu dois knockdowns sobre o adversário.

Foram três rounds intensos e o resultado reabilitou Diego Nunes no UFC. Ele vinha de uma derrota para Dennis Siver, por decisão unânime, em abril deste ano. O brasileiro não esconde o desejo de lutar pelo cinturão em 2013, mas certamente precisará de mais alguns triunfos para poder enfrentar o compatriota José Aldo. Os dois, inclusive, foram companheiros de equipe na Nova União, mas Nunes preferiu trocar de academia para poder encarar o antigo parceiro.

Combate intenso

Diego Nunes não perdeu tempo e partiu para a trocação franca assim que o árbitro central autorizou o início do combate. O brasileiro atacou com uma sequência fulminante de cruzados de direita e abriu um corte no supercílio esquerdo do adversário. Na sequência, ele resolveu levar a luta para o chão e derrubou Bart Palaszewski com um double leg.

Contudo, Bart Palaszewski armou uma guilhotina durante a queda e deu trabalho para Diego Nunes se livrar de uma possível finalização. Quando o lutador tupiniquim tirou o pescoço dos braços do rival, o polonês preparou um triângulo e complicou ainda mais a vida de Nunes.

Diego Nunes conseguiu escapar da nova investida de Bart Palaszewski e o castigou com várias cotoveladas. Entretanto, o brasileiro vacilou num determinado momento e deixou o polonês fugir do ground and pound e ficar de pé.

A trocação franca voltou a rolar no combate e Diego Nunes acertou um belo cruzado de direita que levou o oponente a knockdown. Nunes aplicou mais golpes contundentes e venceu o primeiro round com uma boa vantagem.

No segundo assalto, Diego Nunes aparentou um pouco de cansaço e não teve a mesma eficiência do começo da peleja. Seu melhor momento foi quando aplicou um soco rodado que assustou Bart Palaszewski. Os dois foram para o clinch. Em seguida, Nunes derrubou o polonês e caiu na guarda, mas pouco produziu no chão e a luta voltou para a trocação em pé.

O brasileiro continuou em vantagem. Desviou dos golpes do rival e o atacou com precisão. Contudo, Bart Palaszewski começou a ganhar confiança no fim do segundo round, mas não teve tempo para fazer nada que ameaçasse Diego Nunes.

Palaszewski voltou para o decisivo último round consciente de que só um nocaute ou uma finalização o salvariam da derrota por pontos. Ele cresceu no combate e se empolgou quando acertou fortes golpes em Diego Nunes, que voltou para o octógono visivelmente cansado pelo desempenho expressivo dos assaltos anteriores.

Com o passar do tempo, ambos os atletas caíram de produção e acertaram golpes no ar. Diego Nunes melhorou no último minuto e atingiu o rival, mas sem força suficiente para nocauteá-lo. Faltando 15 segundo para acabar a luta, Nunes acertou um soco certeiro com a mão direita e conseguiu mais um knockdown. Ele ainda teve tempo para minar o rival mais um pouco no ground and pound e venceu por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28).