MMA

MMA contra a violência: Anderson Silva participa de campanha nacional pela paz

Astro do UFC ajuda a promover o 'Conte até 10' para prevenir homicídios por impulso

postado em 06/11/2012 20:30 / atualizado em 06/11/2012 19:56

Divulgação
O MMA se consolida cada vez mais como um dos esportes mais queridos pelos brasileiros. Os lutadores tupiniquins são prestigiados pelo público e constantemente figuram nos principais veículos de comunicação do país. No entanto, a modalidade ainda é muito criticada por aqueles que desconhecem a essência das artes marciais, que vai muito além da defesa pessoal. Respeito, disciplina, obediência e autocontrole são alguns dos principais ensinamentos do jiu-jitsu, judô, muay thai, boxe, tae kwon do, caratê e tantas outras atividades esportivas praticadas pelos atletas do UFC e de outros grandes eventos.

Aproveitando a ascensão do MMA no Brasil, a Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) convocaram o mais célebre lutador da atualidade, o campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, para promover a campanha “Conte até 10”, que tem o intuito de prevenir homicídios cometidos por impulso.

A campanha será lançada nesta quinta-feira, em Brasília, e apresentará um estudo inédito sobre as motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em 11 estados brasileiros, a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública. De acordo com a pesquisa, em alguns locais, os crimes decorrentes de ações por impulso correspondem a mais de 50% do total.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a prevenção desses crimes por meio de vídeos, jingles e cartazes. Além de Anderson Silva, participam da campanha o campeão dos pesos- pesados do UFC, Júnior ‘Cigano’ dos Santos, e os judocas Leandro Guilheiro, duas vezes campeão olímpico, e Sarah Menezes campeã olímpica neste ano. Os atletas não cobraram cachê para participar da campanha na qual passam a mensagem de paz e de não reação em situações de possível violência.

Também serão realizadas visitas a escolas públicas em todo o Brasil, em parceria com os Ministérios Públicos estaduais e demais integrantes da Enasp. O Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Confira o vídeo com Anderson Silva: