MMA

Renan Barão finaliza McDonald, aumenta recorde e mantém cinturão interino

Potiguar bate norte-americano com katagatame no quarto round, em Londres

postado em 16/02/2013 21:28 / atualizado em 16/02/2013 23:16

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Dominick Cruz que se cuide, pois o potiguar Renan Barão provou, mais uma vez, que é o melhor atleta dos pesos galos na atualidade. Na noite deste sábado, na Wembley Arena, em Londres, pelo UFC on Fuel 7, Barão finalizou o norte-americano Michael McDonald com um katagatame, no quarto round, e manteve o cinturão interino da categoria até 61,2kg.

Além disso, Renan Barão aumentou o recorde de maior número de vitórias consecutivas entre os lutadores do UFC. Ao todo, o potiguar tem 20 triunfos seguidos, sendo cinco deles pela principal liga de MMA do mundo. No Ultimate, ele derrotou Cole Escovedo, Brad Pickett, Scot Jorgensen, Urijah Faber e Michael McDonald.

Depois do confronto na Wembley Arena, Renan Barão desafiou o campeão oficial, Dominick Cruz, que se recupera de uma cirurgia no joelho e não luta desde outubro de 2011. “Dominick Cruz, eu quero você”, proclamou o brasileiro.

A luta

Renan Barão atacou primeiro. Ele esboçou partir para a trocação, mas logo cinturou e derrubou Michael Mcdonald. O americano, por sua vez, fechou a guarda. McDonald conseguiu ficar de pé e foi para a trocação. Barão tentou quedar novamente, mas o adversário fez o sprawl e frustrou o brasileiro. Mcdonald golpeou bastante no final o adversário, mas Barão o derrubou.

O começo do segundo round foi de muito estudo entre os atletas. Eles pouco se arriscaram e Renan Barão passou a lutar na defensiva, esperando um erro do adversário. Cansado de esperar por um ataque do rival, Barão deu o bote na perna esquerda e quedou McDonald. Contudo, o americano acertou uma pedalada no brasileiro e escapou da situação adversa. Quando a luta voltou a ser disputa em pé, McDonald acertou bons golpes no brasileiro, que descontou com um chute frontal na linha de cintura.

Uma joelhada fulminante de Renan Barão em Michael McDonald marcou o início do terceiro assalto. Os dois trocaram golpes intensos, mas o brasileiro não desistiu de sua estratégia e quedou o oponente. Quando ele tentou montar no americano acabou perdendo a posição. Com um chute rodado, Barão acertou o rival.

No quarto round, os lutadores trocaram sorrisos cordiais, porém, logo mostraram que não estavam ali para brincadeira. McDonald atingiu o brasileiro com um cruzado de esquerda. Barão respondeu em seguida com uma joelhada voadora. O atleta tupiniquim deu um chute alto e rodado que passou no vazio. Em seguida, ele derrubou o americano, pegou as costas e aplicou um katagatame. McDonald aguentou o quanto pôde até não conseguir mais respirar. A única solução foi dar os três tapinhas.

Resultados do UFC on Fuel 7

Card principal

Renan Barão venceu Michael McDonald por finalização no quarto round
Cub Swanson venceu Dustin Poirier por decisão unânime
Jimi Manuwa venceu Cyrille Diabate por nocaute técnico no primeiro round
Gunnar Nelson venceu Jorge Santiago por decisão unânime
James Te Huna venceu Ryan Jimmo por decisão unânime
Matthew Riddle venceu Che Mills por decisão dividida

Card preliminar

Renée Forte venceu Terry Etim por decisão unânime
Danny Castillo venceu Paul Sass por decisão unânime
Andy Ogle venceu Josh Grispi por decisão unânime
Tom Watson venceu Stanislav Nedkov por nocaute técnico no segundo round
Phil Harris venceu Ulisses Gomez por decisão unânime
Vaughan Lee venceu Motonobu Tezuka por decisão unânime
Phil Harris venceu Ulysses Gomez por decisão unânime