MMA

Ronda Rousey finaliza Liz Carmouche com chave de braço e mantém cinturão

Musa e nova estrela do MMA brilhou na estreia no octógono do UFC, em Anaheim

postado em 24/02/2013 02:27 / atualizado em 24/02/2013 03:56

Josh Hedges/Zuffa/Getty Images

A primeira luta feminina da história do Ultimate Fighting Championship não poderia ter sido melhor. Os fãs foram ao delírio no Honda Center, em Anaheim, no evento principal do UFC 157, na madrugada deste domingo. E a campeã do peso galo e nova estrela da organização, Ronda Rousey, manteve a escrita de não perder tempo e acabar com o duelo logo no primeiro round. A musa derrotou a desafiante Liz Carmouche por finalização com chave de braço, permanecendo com o cinturão do peso galo.

A primeira luta feminina do UFC estava cercada de grande expectativa, com os olhos do mundo do MMA voltados para Ronda Rousey. Campeã do Strikeforce, ela herdou o cinturão ao se transferir para o Ultimate e correspondeu plenamente na estreia. Mas a loura passou por um momento difícil, quando Liz Carmouche ficou na posição de ‘mochila’, nas costas, e quase complicou para a campeã. O que tornou o combate ainda mais emocionante.

Ronda Rousey impôs o seu estilo de partir para cima, pressionar na grade e derrubar usando o judô, especialidade da loura – medalhista de bronze nos Jogos de Pequim (2008). Ela até levou a adversária ao chão, mas foi surpreendida com a maneira como Liz Carmouche escalou as costas da campeã. A desafiante por pouco não conseguiu a finalização com o mata-leão, pressionando muito o rosto da musa, que no entanto mostrou ser guerreira e resistiu bem.

Josh Hedges/Zuffa/Getty Images
Ronda Rousey se virou de forma ágil e a desafiante foi para o chão. A campeã partiu com tudo  para o ground and pound, até montar a adversária e buscar a posição ideal para encaixar a chave de braço. Carmouche resistiu como pôde, mas foi finalizada aos 4min49 do primeiro round.

Foi a sétima vitória de Ronda Rousey, invicta no MMA. E a sétima por finalização, e ainda no primeiro round. Em todas, a musa triunfou usando a chave de braço, com a qual vem liquidando as adversárias. Carmouche sofreu a terceira derrota na carreira, em 11 combates como profissional.

Com o cinturão colocado pelo presidente do UFC, Dana White, Ronda disse que a paciência para esperar o momento certo e finalizar a rival foi a grande virtude na estreia positiva. E também a calma para sair de uma posição difícil e se reencontrar no combate. “Eu estava bem desconfortável naquela posição, resisti para não ir ao chão, tentei tirar o pescoço ao mesmo tempo. O segredo é ser paciente, esperar o tempo certo”, ensinou a musa.

Mesmo derrotada, Liz Carmouche não escondeu a satisfação de ter chamado a atenção do público na estreia do MMA feminino no UFC. “Foi tudo incrível, agradeço à família e também pela oportunidade de ter lutado pelo cinturão”, enfatizou a desafiante, que terá que buscar a reação na nova divisão dos galos para mulheres.

Resultados do UFC 147

Card principal

Ronda Rousey venceu Liz Carmouche por finalização no primeiro round
Lyoto Machida venceu Dan Henderson por decisão dividida dos juízes
Urijah Faber venceu Ivan Menjivar por finalização no primeiro round
Court McGee venceu Josh Neer por decisão unânime dos juízes
Robbie Lawler venceu Josh Koscheck por nocaute técnico no primeiro round

Card preliminar

Brendan Schaub venceu Lavar Johnson por decisão unânime dos juízes
Michael Chiesa venceu Anton Kuivanen por finalização no segundo round
Dennis Bermudez venceu Matt Grice por decisão dividida dos juízes
Sam Stout venceu Carlos Fodor por decisão dividida
Kenny Robertson venceu Brock Jardine por finalização no primeiro round
Neil Magny venceu Jon Manley por decisão unânime dos juízes
Nah-Shon Burrell venceu Yuri Villefort por decisão unânime