MMA

UFC

Dana dispara contra políticos de Nova York e desiste da legalização do MMA no estado

Presidente da maior liga de MMA do mundo planejava realizar superluta em Nova York com Anderson Silva, campeão dos médios, e Jon Jones, dono do título dos meio-pesados

postado em 02/07/2013 13:24 / atualizado em 02/07/2013 14:43

Reprodução
O sonho do UFC de realizar uma superluta entre Anderson Silva e Jon Jones no Madison Square Garden, em Nova York, no aniversário de 20 anos da franquia, em novembro deste ano, foi por água abaixo. Pelo quarto ano consecutivo, o principal evento de MMA do mundo não conseguiu legalizar a modalidade no estado e o combate entre os dois melhores lutadores da atualidade não deve acontecer tão cedo.

Em entrevista ao site norte-americano MMAJunkie, o presidente do UFC, Dana White, revelou que a organização investiu milhões de dólares em projetos com o intuito de elucidar os políticos nova-iorquinos sobre a importância das artes marciais para a sociedade. Além disso, os dirigentes do Ultimate ressaltaram aos legisladores os benefícios econômicos que os eventos de MMA poderiam trazer ao estado com a legalização do esporte. No entanto, todas as tentativas foram frustradas, o que irritou intensamente o mandatário do UFC.

“Esse lugar (Estado de Nova York) é maluco. É tão flagrante e evidente o crescimento do MMA no mundo e esses políticos não se importam. Eu não acho que seja mais um problema de percepção. Eles fazem bobagens o tempo todo e não se importam. Nova York é o estado mais corrupto dos Estados Unidos”, disparou Dana White.

Scott Cunningham/Getty Images/AFP
O chefão do UFC admite que já perdeu a paciência com as sequentes tentativas de legalização do MMA no principal centro financeiro dos EUA e acredita que a situação não deve mudar nos próximos anos. “Eu não me importo mais, estou conformado. Não acho que vale a pena tanto esforço. O conselheiro geral do UFC, Lawrence Epstein, odeia quando eu digo isso. Mas eu não posso mais me ajudar. Estou cansado disso”, desabafou.

Entre os 50 estados norte-americanos, Nova York é o único que ainda não legalizou o esporte. Na semana passada, o projeto de lei que legalizaria a modalidade foi derrubado antes de chegar a voto na plenária da assembléia estadual. Contudo, um dos proprietários do UFC, Lorenzo Fertitta, garante que a liga não desistirá da liberação e acredita que mais cedo ou mais tarde os políticos serão convencidos.

Durante todo o primeiro semestre de 2013, o UFC promoveu diversos eventos esportivos – como ginástica ao ar livre -, em Nova York, com lutadores de renome para cativar a população. Ao mesmo tempo, os executivos da franquia fizeram lobby com políticos locais. Além da capital, eles prometeram levar o evento a outras cidades menores como Albany, Syracuse e Rochester.

Sem poder realizar o evento especial de 20 anos no Madison Square Garden, o UFC vai apostar na luta entre Georges St-Pierre e Johny Hendricks, pelo cinturão dos meio-médios, como principal atrativo da comemoração. O combate acontecerá no dia 16 de novembro, na edição 167, em Las Vegas.