MMA

TUF BRASIL 3

Dana expulsa assistente de Wand e time de Chael Sonnen quebra jejum no TUF Brasil

Presidente do UFC dá bronca nos treinadores e Lyoto vence Borrachinha por decisão

postado em 21/04/2014 08:40 / atualizado em 04/11/2014 14:30

Vicente Ribeiro /Superesportes

Reprodução/UFC

O sétimo episódio do The Ultimate Fighter Brasil 3, exibido nesse domingo, marcou a reação do presidente do UFC, Dana White, depois da briga entre os treinadores Wanderlei Silva e Chael Sonnen, no programa anterior. O dirigente deu uma bronca nos dois técnicos pela confusão e, por meio de videoconferência, expulsou André Dida, assistente do brasileiro e identificado pelas câmeras como agressor do Falastrão no meio do tumulto.

O episódio mostrou Wanderlei Silva em uma consulta médica para avaliar uma lesão na mão direita, consequência da briga com Sonnen. O exame de imagem mostrou que não houve fratura, mas o local precisou ser enfaixado. Do outro lado, Chael Sonnen e a assistente Hortência viveram de perto o drama de Cabo Job. Eliminado no programa anterior, o peso pesado teve uma contusão na mão e foi excluído por não poder participar dos treinamentos.

Em meio à tristeza, a saída de Cabo Job acabou motivando a equipe de Sonnen a buscar a primeira vitória, diminuindo a desvantagem para 4 a 1. Escolhidos por Wanderlei Silva para o duelo do sétimo episódio, o mineiro Paulo Borrachina e o catarinense Márcio Lyoto disputaram uma luta intensa, com três rounds. O representante de BH levou a melhor no primeiro, mas não manteve o ritmo, cansou no fim e foi batido por decisão dividida. Depois da comemoração, o drama. Lyoto foi levado a um hospital, já que machucou o pé esquerdo em um dos chutes desferidos no combate.

”Chamada” do chefe

Logo no início do programa, Wanderlei Silva e Chael Sonnen foram chamados para uma videoconferência com Dana White. Acompanhados dos assistentes, os treinadores ouviram um ‘sermão’ do dirigente. Primeiro, o mandatário mirou o alvo no agressor do norte-americano. “Eu gostaria de começar falando com o Dida. Eu gostaria que você deixasse o show. Você tem que sair. O que você fez foi uma desgraça. Bater em Chael enquanto ele estava no chão com o Wanderlei... Isso não corresponde ao que é este esporte, e você tem que deixar o show. Você deveria ser preso, para ser honesto - disse o chefão.

Em seguida, Dana repreendeu com veemência os treinadores pela briga. “Eu sei que um não gosta do outro. É divertido, mas temos viajado o mundo por anos tentando regulamentar este esporte. Se vocês querem lutar de graça, eu vou adorar não ter de pagar vocês. Seria ótimo! Vocês são atletas profissionais, nós pagamos muito dinheiro para vocês competirem e assim decidir quem é o melhor. Vocês estão em um programa comandando jovens lutadores, e o que eles vão fazer depois de ver isso? Façam-me um favor: mostrem um pouco de respeito pelo esporte, mostrem um pouco de respeito por vocês mesmos e vamos manter as coisas no lugar”, declarou.

Visita de Shogun e luta

Logo depois da bronca de Dana White, os técnicos foram para o anúncio da próxima luta. Com direito de escolha, Wanderlei definiu que Paulo Borrachinha e Márcio Lyoto se enfrentariam, em duelo pelo peso médio. Na preparação para a disputa, os atletas do time amarelo, do brasileiro, receberam a visita de Mauricio Shogun, amigo do Cachorro Louco, com quem trabalhou na equipe Chute Boxe, em Curitiba. Ele acompanhou os treinos e conversou com os lutadores, que o trataram como ídolo e ícone do MMA.

Os adversários bateram o peso com tranquilidade antes da luta. O confronto começou com Borrachinha ativo e aproveitando a maior força física para aplicar queda logo no início. O mineiro esteve muito perto de finalizar com um mata-leão em pé, depois de mochilar as costas do oponente. E ainda teve a chance com uma guilhotina em pé, que o catarinense conseguiu defender bem.

A situação mudou no segundo round, quando Borrachinha diminuiu o ritmo e levou muitos chutes de Márcio Lyoto. Mesmo atingido em algumas ocasiões, o mineiro balançou o rosto, com se fizesse um ‘não’, até para mexer com o lado emocional do oponente. Mas o catarinense continuou melhor e ainda derrubou o adversário. Os jurados decidiram que a luta deveria ter mais um assalto para apontar o vencedor.

No terceiro round, Borrachinha praticamente não lutou. Desgastado e sem força, o mineiro tentou controlar, mas foi alvo fácil para Lyoto, que conectou um jab e o adversário foi a knockdown. O atleta nascido em Florianópolis aplicou uma queda no fim e somou pontos importantes. Depois de três assaltos, Márcio foi declarado vencedor por decisão dividida, com muita festa para o time verde, de Sonnen.

Entretanto, a equipe liderada por Wanderlei Silva levou a melhor no desafio para apontar quem teria o direito de escolha da próxima luta. Com isso, o Cachorro Louco terá a vantagem de definir os adversários do episódio a ser exibido no próximo domingo, entre os pesos pesados. Na prévia do próximo capítulo, as imagens mostram Márcio Lyoto em consulta médica para avaliar a lesão no pé esquerdo, o que pode representar novo drama para o time de Sonnen.

Tags: TUF Brasil 3 Wanderlei Silva Chael Sonnen André Dida Dana White tuf lyoto borrachinha