MMA

UFC 172

Pronto para luta da vida, Glover confia em nocaute contra Jones: 'Mãozada vai entrar'

Mineiro Glover Teixeira demonstra otimismo para disputa de cinturão dos meio-pesados e promete festa em Sobrália caso vença temido campeão Jon Jones: 'Será um carnaval'

postado em 24/04/2014 08:00 / atualizado em 26/04/2014 19:18

José Cândido Junior, Túlio Kaizer, Vicente Ribeiro e Lucas Rage
Superesportes

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

A pressão e a responsabilidade de disputar um título mundial da principal organização de MMA do planeta não são capazes de abalar a tranquilidade de Glover Teixeira. Em contagem regressiva para o maior desafio da carreira, o mineiro de Sobrália encara a chance de desafiar Jon Jones pelo cinturão dos meio-pesados com naturalidade e demonstra muita confiança na vitória. O lutador da American Top Team aposta no poder de nocaute – que já lhe rendeu 13 dos 22 triunfos no cartel – para surpreender o temido campeão neste sábado, no UFC 172, em Baltimore, e se tornar o novo dono da categoria até 93kg.

“Eu sou um lutador completo. Tenho confiança no meu wrestling, no meu jiu-jítsu e no meu poder de nocaute. Acredito que, quando minha mão entrar, vai fazer muita diferença. Quando eu acertar a 'mãozada' nele, ele vai entrar em pânico. Eu estou confiante Isso vai acontecer, se Deus quiser. É um sonho que eu vou concretizar. Vou ser campeão do UFC”, comentou Glover, em entrevista exclusiva ao Superesportes.

A missão de Glover não é nada fácil. Jon Jones detém cartel de 19 vitórias e apenas uma derrota, sofrida por desqualificação, devido a cotoveladas ilegais em Matt Hamill. Ou seja, o norte-americano nunca foi, de fato, batido no octógono. O sobraliense será o sétimo desafiante de ‘Bones’, que conquistou o título dos meio-pesados há três anos, ao nocautear Mauricio Shogun de forma arrasadora. Quinton ‘Rampage’ Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort, Chael Sonnen e Alexander Gustafsson tentaram tomar o cinturão do campeão, mas sem sucesso. O único que esteve próximo do feito foi o sueco, superado em controversa decisão unânime, na última defesa de Jonny.

Glover Teixeira também pode ser considerado um adversário bastante perigoso para Jones. Ele defende incrível invencibilidade de 20 lutas e tem somente duas derrotas no cartel, sofridas nos primeiros anos de carreira. Há dois anos como atleta contratado do UFC, o mineiro ganhou a chance de disputar o cinturão dos meio-pesados depois de emplacar cinco vitórias em sequência, contra Kyle Kingsburry, Fábio Maldonado, Rampage Jackson, James Te Huna e Ryan Bader. A última, inclusive, teve sabor especial, já que foi conquistada ‘em casa’, no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte.

Preparado para a luta da vida, Glover ressalta o desejo de ser tornar o primeiro mineiro campeão do UFC e promete grande festa em Sobrália em caso de título. “Estou esforçando o máximo possível para trazer esse título para mim e para Minas Gerais. Não só Minas, mas o Brasil inteiro vai estar torcendo por mim. Vou comemorar muito. Um copo de água com limão vai ser a coisa mais gostosa do mundo depois de ganhar o título. Depois vou para Sobrália me divertir um pouco com minha família. A cidade vai virar um carnaval quando eu ganhar essa luta”, garantiu.

Confira a entrevista exclusiva de Glover Teixeira ao Superesportes

Como foi o camp para a luta com Jones? Foi o mais árduo que você fez para uma luta?


Glover - Esse camp foi muito bom. Já foram 12 semanas. Foi excelente o camp e, graças a Deus, sem nenhuma lesão. Claro que teve uma ou outra coisa, mas ajustamos tudo. Estou bem preparado e muito feliz com o camp.

Você considera a disputa de cinturão a luta da sua vida?

Glover - Com certeza, é a mais importante da minha vida.

Qual o trunfo para vencer Jon Jones?

Glover - Eu sou um lutador completo. Tenho confiança no meu wrestling, no meu jiu-jítsu e no meu poder de nocaute. Acredito que, quando minha mão entrar, vai fazer muita diferença. Quando eu acertar a 'mãozada' nele, ele vai entrar em pânico. Eu estou confiante nisso e isso vai acontecer, se Deus Quiser.

Quais os principais nomes da categoria no momento? Quais você gostaria de enfrentar em uma futura defesa de título? Gustafsson? Cormier? Phil Davis?

Glover - Jon Jones, eu, Alexander Gustafsson, Daniel Cormier, Dan Henderson, Phil Davis. São esses que estão na ponta. Outros estão vindo ai para dar trabalho, como Fábio Maldonado. Mas é difícil falar, porque surgem muitos lutadores. Eu não penso nisso agora. Só penso nesta etapa da minha vida. É um sonho que eu vou concretizar. Vou ser campeão do UFC. Depois vai ser um trabalho para o UFC escolher o próximo desafiante ou promover uma revanche.

A última disputa de cinturão da categoria provou que Jones não é imbatível?


Glover - Ninguém é imbatível. Ele é um lutador muito bom, estratégico. Mas é como Anderson Silva, que é o maior de todos os tempos e foi derrotado pelo Chris Weidman. Ninguém é imbatível.

Você tomou algum exemplo da atuação de Gustafsson diante de Jones?

Glover - Toda luta a gente vê algo bom, as qualidades e erros dos caras. O Gustafsson conseguiu fazer estrago no Jones, mas olho mais outras lutas do que a dele, porque ele tem um estilo totalmente diferente do meu. Vejo Rampage Jackson, o que ele fez que deu certo, já que tenho estilo parecido com o dele. Claro que estudei também alguns pontos da luta do Gustafsson, porque ele deu trabalho ao Jones.

Você pode ser o primeiro mineiro campeão do UFC. Como você analisa a expectativa da torcida mineira sobre você?

Glover - Eu torço muito por isso. Estou esforçando o máximo possível para trazer esse título para mim e para Minas Gerais. Não só Minas, mas o Brasil inteiro vai estar torcendo por mim no dia 26.

Na luta com Ryan Bader você demonstrou insatisfação com alguns erros cometidos. Em que você evoluiu durante esse tempo de treinos e quais as lições que a ultima luta te trouxe?

Glover -
Estava muito nervoso por lutar em casa, diante da minha família e do meu público. Foi ótimo para mim, me deu chance de lutar pelo cinturão. Agora vou entrar mais tranquilo. Naquela vez, entrei com uma pressão muito grande e foi um aprendizado para mim.

Qual a sensação de ser considerado como um grande azarão na luta com Jones? Esse favoritismo do adversário pode virar a seu favor?

Glover -
Ele é o campeão, vem ganhando todas as lutas e é normal ele ser o favorito. Eu não esperava ser favorito de jeito nenhum. Qualquer um que lutar com ele vai ser azarão. Eu acredito nas minhas qualidades e quero vencer assim como qualquer azarão venceu um dia.

Você sabe como está a expectativa em Sobrália? Terá familia presente em Baltimore?

Glover - Expectativa é a melhor possível. O pessoal está falando muito da luta. A cidade vai virar um carnaval quando eu ganhar essa luta.

Se ganhar, pretende comemorar como? Uma boa comida mineira ou uma cachaça?


Glover - Vou comemorar muito. Um copo de água com limão vai ser a coisa mais gostosa do mundo depois de ganhar o título. Vou para Sobrália me divertir um pouco com minha família.

Você é o lutador mineiro com mais destaque no UFC. Você ajuda a promover o estado fora do país para que os eventos do Ultimate voltem para Minas Gerais?

Glover - Se eu ganhar o cinturão, pode ser que a revanche ou a primeira luta de título seja no Mineirinho. Quem sabe isso não acontece. Já mostrei que gosto de lutar em Minas e quem sabe eu possa lutar novamente perto da família e amigos.

Tags: baltimore glover teixeira jon jones ufc 172 cinturao meio-pesados