MMA

UFC FIGHT NIGHT 44

Cezar Mutante vence e se recupera no Ultimate; Brasil termina evento com bom aproveitamento

Em cinco lutas, brasileiros saíram vencedores em três no UFC em San Antonio

postado em 29/06/2014 02:33 / atualizado em 29/06/2014 10:57

Túlio Kaizer /Superesportes

Troy Taormina-USA TODAY Sports

Cezar Mutante voltou a vencer no UFC. Depois da derrota avassaladora sofrida para CB Dollaway, o paulista radicado em Belo Horizonte se recuperou na organização com o triunfo sobre Andrew Craig por decisão unânime. Ainda no card principal, outros dois brasileiros lutaram e perderam: Hacran Dias foi derrotado por decisão unânime para Ricardo Lamas e Antônio Braga Neto perdeu por decisão dividida para Clint Hester.

No total do evento, os brasileiros venceram três e perderam duas, com aproveitamento de 60% na AT&T Center. Além dos lutadores citados, dois lutadores no card preliminar saíram com o triunfo: Carlos Diego finalizou Colton Smith no primeiro round e Marcelo Guimarães bateu Andy Enz por decisão dividida.

Diferente do card preliminar, que teve três finalizações, um nocaute e uma luta por decisão, o card principal teve seis combates, e todos eles terminaram na pontuação dos juízes.

Mutante se recupera


Cezar Mutante havia decepcionado os fãs Natal ao sofrer um rápido nocaute para CB Dollaway. A estratégia de partir para cima do norte-americano não funcionou e o lutador perdeu a primeira no UFC. Agora, em mais uma luta bem armada estrategicamente, Mutante venceu Andrew Craig por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27).

A vitória foi oitava da carreira de Mutante, que tem ainda três derrotas. No UFC, o lutador quatro triunfos e um revés. Já Craig conheceu sua segunda derrota seguida na organização, que o levou ao cartel de nove vitórias e três derrotas.

O duelo foi dominado pelo brasileiro, que logo sangrou o rosto do adversário. No fim do primeiro round, uma bela queda definiu o assalto a favor de Mutante. Nos dois rounds seguintes, o brasileiro controlou o combate, enquanto o norte-americano sangrava bastante. Controlando bem o combate, Mutante foi surpreendido com um chute alto no fim e uma sequência forte do norte-americano, que pressionou, mas não teve mais tempo para nocautear.

Brasileiros perdem

Nas outras duas lutas do card preliminar, duas derrotas de brasileiros. Hacran Dias chegou ao segundo revés seguido ao ser derrotado por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28) por Ricardo Lamas, ex-desafiante da categoria dos penas.

Foi a segunda derrota seguida do brasileiro, que agora tem três reveses em 24 lutas na carreira. Já Lamas chegou ao 14ª triunfo da carreira, em 17 lutas, e volta a tracejar o caminho para mais uma luta pelo cinturão dos penas.

No primeiro round do combate, muito equilíbrio e troca de golpes entre os dois. O norte-americano aproveitou o segundo round para colocar a luta na grade, derrubar o brasileiro, mas nada de efetividade. Lamas combinou uma boa sequência, respondida pelo brasileiro com um overhand que quase derrubou o rival. No último assalto, Lamas cinturou o combate e conectou diversas joelhadas. O domínio no fim marcou a vitória do ex-desafiante.

Outro lutador do país derrotado foi Antônio Braga Neto, que perdeu por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) para Clint Hester. Foi a primeira derrota do brasileiro no UFC em duas lutas realizadas na organização.

Foi a segunda derrota da carreira de Braga Neto, que ainda nove vitórias. Já Hester tem agora 11 vitórias e três derrotas em seu cartel.

Com boas quedas, Braga Neto conseguiu controlar o primeiro round, levando a luta para o chão e evitando o jogo do norte-americano, que pouco fez. Nos assaltos seguintes, a postura de Hester foi outra e o lutador conectou uma boa sequência em pé e quase uma finalização no fim do segundo round. No último assalto, Hester foi para cima do brasileiro, que recuou e acabou sendo derrotado por decisão dos árbitros laterais.

Outras lutas

No principal combate da noite do UFC Fight Night 44, na AT&T Arena, em San Antonio, no Texas, melhor para Cub Swanson, que venceu Jeremy Stephens por decisão unânime (49 a 46, 49 a 45 e 47 a 46).

Swanson chegou ao sexto triunfo consecutivo no UFC e mira uma revanche com José Aldo, que lhe venceu no extinto WEC, valendo o cinturão dos penas. O lutador chegou ao cartel de 21 triunfos e apenas cinco derrotas. Já Stephens, que estava invicto na categoria, perdeu pela décima vez em 34 lutas em seu cartel.



O duelo começou bem equilibrado e pouca ação foi vista no primeiro round. No segundo assalto, Stephens incomodou mais e fez seu melhor round na luta, chegando a deixar Swanson meio ‘zonzo’. No terceiro round, Swanson foi para cima, acertou um belo cruzado, uma sequência de golpes, que deixou o adversário tonto. No fim, Cub foi para cima vendo o desgaste físico do rival.

Antes do início do quarto round, o presidente da organização, Dana White, informou em seu Twitter que Stephens poderia ter fraturado a mão. Mesmo lesionado, o lutador continuou no octógono mostrando muita garra. Os dois foram até o fim do quinto round trocando golpes e o resultado final privilegiou mais Swanson, que golpeou mais durante a luta.

Na luta coprincipal do evento, Kelvin Gastelum, campeão do TUF 17, não bateu o peso e teve que lutar em categoria combinada. O problema foi do sueco Nicholas Musoke, que foi dominado e perdeu por decisão unânime (triplo 29 a 28). Foi a quarta luta do californiano no UFC e ele obteve o mesmo números de vitórias.

Depois de tanto esperar, Joe Ellenberger estreou no UFC. Depois de quase ser nocauteado e precisar de liberação médica para continuar, o irmão de Jake foi para cima nos rounds seguintes, massacrou James Moontasri e venceu por decisão dividida (28-29, 29-28 e 29-28).