MMA

CUNG LE

UFC rescinde suspensão de Cung Le, mas agente ressalta que lutador não definiu o futuro

Organização considera falta de resultados conclusivos em exame antidoping

postado em 21/10/2014 22:08 / atualizado em 04/11/2014 15:54

Redação /Superesportes

Depois de suspender Cung Le pelo período de um ano, por apresentar níveis elevados de hormônio de crescimento, o GH, em exame antidoping realizado após o UFC Fight Night 48, em agosto, o Ultimate Fighting Championship revogou a punição ao veterano atleta. É a primeira vez que a organização volta atrás e anula uma pena aplicada devido à falha no teste para verificar presença de substâncias proibidas.

Cung Le foi ao antidoping depois da derrota por nocaute técnico no quarto round diante de Michael Bisping, em Macau, na China. O vietnamita radicado na Califórnia já apresentara um visual suspeito na semana da luta, musculoso e muito vascularizado, suscitando dúvidas em relação ao uso de substâncias proibidas. Após o anúncio da falha no teste, ele foi punido pelo próprio UFC com um ano de suspensão - a franquia assumiu toda o processo de aplicação e análise do exame.

Apesar de a organização ter anulado a suspensão, ainda não é certo que Cung Le continuará na ativa. O agente do vietnamita, Gary Ibarra, disse que o lutador de 42 anos ainda não definiu se permanecerá em atividade no octógono. “Ele está indeciso. Nós temos que realmente sentar e avaliar os danos causados e determinar como vamos reparar uma reputação de 20 anos que foi destruída durante a noite”, frisou o empresário, se referindo à ‘mancha’ na carreira do atleta após a divulgação do doping.

Em entrevista ao site MMA Junkie, o agente disse que para Cung Le, ex-campeão do extinto Strikeforce no peso médio, a aposentadoria é uma ‘possibilidade’. No UFC, no entanto, o vietnamita não emplacou: ganhou duas lutas e perdeu duas, em quatro confrontos. Ibarra considera que o fato de a organização ter rescindido a suspensão comprova um erro no processo de avaliação do exame. “É muito triste que a reputação de Cung Le seja arruinada, por isso esperamos que o pedido de desculpas seja maior que a condenação”, acrescentou o empresário.

Inicialmente, Cung Le fora suspenso por nove meses, mas o UFC ampliou o afastamento por um ano. Entretanto, depois de avaliação de médicos, a organização considera que não havia como comprovar que o vietnamita utilizou substâncias proibidas para melhorar a performance. Com isso, a franquia rescindiu a punição, alegando ‘falta de resultados laboratoriais conclusivos’.

Tags: Cung Le hormônio de crescimento antidoping ufc suspensão punição vietnamita