MMA

UFC 179

Técnico de Chad Mendes isenta José Aldo de culpa por golpes após término do primeiro round

Duane Ludwig disse que o único culpado por golpes irregulares seria o árbitro

postado em 30/10/2014 09:49 / atualizado em 04/11/2014 09:47

Redação /Superesportes

Alexandre Loureiro/Inovafoto

A fantástica luta entre José Aldo e Chad Mendes teve apenas uma polêmica. No fim do primeiro round, o brasileiro foi com tudo para cima do rival e aplicou uma série incrível de golpes que quase apagaram o norte-americano. Mas, os dois mais potentes golpes aplicados pelo campeão dos penas aconteceu depois que soou a buzina e o round foi encerrado.

Aldo foi excluído de culpa por Dana White assim que começou a coletiva do UFC 179. O presidente do Ultimate disse que estava perto do octógono e não ouviu a buzina, assim como todos que estavam perto não ouviram. Apenas as pessoas que assistiram pela televisão conseguiram identificar o som.

Técnico de Chad Mendes, Duane Ludwig concedeu entrevista à ESPN norte-americana e também isentou o lutador brasileiro de culpa pelos golpes irregulares. “O público fazia tanto barulho que nem eu mesmo ouvi o fim do round. Consegui escutar o sinal de 10 segundos para o fim do assalto, e por isso sabia que o intervalo estava próximo, mas não ouvi o sinal. Fiquei sabendo que os dois socos de Aldo aconteceram após o fim do primeiro round durante a coletiva pós-evento. Dana White falou no assunto e só então eu soube o que havia acontecido”, disse o treinador.

Para o treinador do 'Money', o único culpado pelos golpes sofridos por seu pupilo é o árbitro Marc Goddard. “Se as pessoas quiserem culpar alguém, culpem o árbitro Marc Goddard. ele deveria estar na posição certa, pois sabia que faltavam apenas 10 segundos para o intervalo. Os dois lutadores estavam um pouco parados até que o sinal de 10 segundos para fim foi ouvido. A partir dali, Aldo foi com tudo para o ataque”, completou.

Apesar de isentar o lutador brasileiro, Ludwig afirmou que os dois golpes foram decisivos para o resultado final do combate. “Foi uma luta muito equilibrada. Aqueles dois socos afetaram Chad Mendes. Ele quase foi nocauteado ali, e ficou tão grogue que não sabia em que córner estava ficou com as pernas bambas no intervalo. Às vezes acho que alguns juízes, quando veem um knockdown, não ligam para o resto do round e dão a vitória a quem aplicou o golpe que derrubou o adversário. Não sei se os juízes daquela luta pontuaram os rounds a favor de José Aldo por ele ter conseguido mais knockdowns. Mas quero que fique claro que não estou lamentando o resultado. Chad foi mais efetivo quando se movimentou e executou o que treinamos. Quando ficou mais parado e trocou golpes ele também foi bem, mas foi nesses momentos que Aldo o derrubou. Se ele tivesse se movimentado mais, poderia ter ficado à frente na pontuação, mas não estou aqui para dizer a Chad como lutar a cada segundo. Se ele sente que o momento é bom para executar determinada estratégia ou ação, ele tem mesmo que fazer o que acha certo”, concluiu.

Tags: golpes irregulares Chad Mendes José Aldo Duane Ludwig UFC 179 maracanãzinho ufc ufc