MMA

ANDERSON SILVA

Spider pede que contraprova de doping seja feita em laboratório diferente, mas Comissão rejeita

Mudança de local para novo teste infringiria regras da Agência Mundial de Antidoping

postado em 05/02/2015 12:24 / atualizado em 05/02/2015 12:51

Steve Marcus/AFP

A primeira medida de Anderson Silva para se defender do caso de doping não surtiu efeito. Flagrado com os anabolizantes drostanolona e androsterona em exame antidoping realizado antes da luta contra Nick Diaz, o Spider pediu que a contraprova fosse feita em um laboratório diferente. No entanto, Bob Bennett, diretor-executivo da Comissão Atlética de Nevada - órgão que regulamentou o UFC 183, em Las Vegas - descartou a possibilidade e afirmou que a alteração do local para a análise da ‘amostra B’ da urina do lutador infringiria as regras da WADA (Agência Mundial Antidoping).

"Eles queriam que a amostra B fosse analisada em um segundo laboratório. Mas nós não podemos atender ao pedido dele, porque não está de acordo com as regulamentações da WADA. Nós o informamos que, se eles quiserem a contraprova, são bem-vindos em Salt Lake City para observar todo o procedimento e ter certeza de que nada foi adulterado”, comentou Bennett, em entrevista à ESPN norte-americana.

Anderson Silva foi flagrado em exame antidoping surpresa realizado em 9 de janeiro, a 22 dias do combate contra Nick Diaz, que também caiu no doping, mas por uso de maconha. O teste foi feito no laboratório Sports Medicine Research & Testing Laboratory (SMRTL), que constatou as substâncias drostanolona e androsterona no organismo do ex-campeão. O brasileiro ainda foi submetido a exames no dia 19 - cujos resultados estão pendentes – e em 31 de janeiro, data do duelo, quando apresentou resultado negativo.

A data na qual Anderson Silva foi flagrado com as substâncias proibidas é considerada pela Comissão de Nevada como 'fora do período de competição'. Mas o brasileiro corre o risco de sofrer uma punição e de ser afastado do octógono por, no mínimo, nove meses. O ex-campeão dos médios do UFC tenta provar inocência no caso e buscou advogados para defendê-lo nos Estados Unidos.

Tags: contraprova anderson silva doping