MMA

UFC FIGHT NIGHT 62

Comissão Atlética Brasileira de MMA anula a vitória de Leandro Buscapé no UFC no Rio

CABMMA transforma duelo interrompido de forma equivocada em 'no contest'

postado em 26/03/2015 16:25 / atualizado em 26/03/2015 16:51

William Lucas/inovafoto

Leandro Buscapé conseguiu sua segunda vitória consecutiva no UFC no último sábado, quando 'finalizou' Drew Dober no Rio de Janeiro. Mas o triunfo foi anulado pela Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) por causa de um erro do árbitro Eduardo Herdy, que interrompeu o combate mesmo com o norte-americano em condições de lutar.

Buscapé encaixou uma guilhotina no segundo round para cima de Dober. O norte-americano estava se livrando da posição quando viu o árbitro brasileiro interromper o combate e declarar Leandro Silva como vencedor.

A atuação do árbitro foi muito criticada pelo presidente do UFC, Dana White. O mandatário queria que o combate fosse transformado em 'no contest' e teve o pedido atendido pela CABMMA.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/03/21/6594/20150321205838751389i.jpg', 'id_content': 3070000L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,736/2015/03/21/galeria_mma,6594/veja-fotos-das-lutas-do-ufc-fight-night-62-no-rio.shtml', 'titulo_destaque': 'Veja fotos das lutas do UFC Fight Night 62, no Rio ', 'samesite': True, 'id_pk': 6594L, 'id_conteudo': 3070000L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Veja fotos das lutas do UFC Fight Night 62, no Rio ', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Confira galeria de fotos do evento no Maracan\xe3zinho ', 'schema': 'foto_126510467054'}

Confira o comunicado da CABMMA

"A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) fez uma relevante pesquisa e análise de precedentes envolvendo o governo e órgãos reguladores independentes para decidir como proceder no caso de Leandro Silva x Andrew Dober. Não existe jurisprudência internacional encontrada ou registro de resultado alterado baseado em um julgamento incorreto do árbitro, quando, especificamente, não está relacionado com a má interpretação da regra.

Depois de receber o relatório técnico detalhado do Sr. Eduardo Herdy, árbitro da luta mencionada no caso, que no final esclarece que sua paralisação era para preservar a integridade do lutador, sendo sua responsabilidade maior no dever de árbitro, ele admitiu seu erro profissional e está de bom grado renunciando à sua autoridade no combate.

Devido aos fatores envolvidos e depois de receber apelação formal do Sr. Andrew Dober, a CABMMA definiu uma quarta disposição sobre a mudança de decisão após competição ou exibição que se segue abaixo:

"O Comitê Executivo poderá, em caráter excepcional, reverter uma decisão para "no contest" se determinar que a decisão de um julgamento de boa fé do árbitro foi errada e, portanto, considerada um erro evidente. Essa decisão poderá ser tomada desde que (i) o recurso é protocolado na Comissão no prazo de 72 horas após o combate, (ii) o recurso for acompanhado por um vídeo (ou link dos mesmos) da luta que mostrando o julgamento contestado, (iii) a pedido do Comitê Executivo, o árbitro apresenta uma justificativa por escrito de seu julgamento e (iv) após a análise do vídeo e justificação relevante, o Comitê Executivo determina que o julgamento estava em boa fé, mas considerado um erro evidente".

Além disso, com base no sucesso da Comissão Atlética do Estado de Nova Jersey e sua pesquisa para ajudar a prevenir casos semelhantes pelo uso de replay instantâneo, a CABMMA vai estudar as possibilidades de usar esse mesmo recurso em eventos futuros, onde os promotores tenham a infra-estrutura para fornecer de tal modo. Os novos protocolos são, a partir deste momento, a analisados com o objetivo de identificar tais erros palpáveis durante os eventos. É importante afirmar que o Sr. Larry Hazzard , Sr. (Comissário), mostrou uma nova perspectiva de condução para a CABMMA, criando um ambiente mais seguro e mais justo para o MMA .

Quanto ao Sr. Eduardo Herdy, a CABMMA é grata pelo seu profissionalismo em reconhecer este erro, ajudando a entidade a evoluir em seus assuntos regulatórios no Brasil, buscando o desenvolvimento de padrões mais altos e demonstrando seu compromisso como um árbitro oficial do esporte. Consequentemente, depois de analisar o caso, a Comissão Executiva, presidida pelo Sr. Rafael Favetti (Chairman & CEO) e o Sr. Cristiano Sampaio (COO), decidiu anular o resultado de Leandro Silva x Andrew Dober luta e é oficialmente a sua determinação como um No Contest."

Tags: ufc ufc cabmma UFC Fight Night 62 Leandro Buscapé Drew Dober Eduardo Herdy