América

Cruzeiro x América

Ídolos do América fazem prognóstico para o clássico deste domingo contra Cruzeiro

Jair Bala, Flávio Lopes e Milagres estão confiantes em uma vitória do Alviverde

postado em 23/03/2012 08:19 / atualizado em 23/03/2012 16:59

O clássico deste domingo, entre América e Cruzeiro, na Arena do Jacaré, promete ser um dos mais disputados dos últimos anos. O Coelho, comandado por Givanildo Oliveira, está numa fase brilhante: venceu seis dos sete jogos já realizados do Mineiro, sendo os quatro primeiros de forma consecutiva, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. O Cruzeiro, por sua vez, é sempre um adversário complicado para o alviverde. Em jogos de estaduais, o time celeste mantém uma hegemonia de dez anos sobre o rival: foram seis vitórias da Raposa e quatro empates de 2002 até aqui.

Cientes desses fatores, os ídolos do América Jair Bala, Flávio Lopes e Milagres foram entrevistados pelo Superesportes e fizeram seus prognósticos para o clássico. Eles apontaram quais detalhes serão decisivos no duelo e ainda relembraram confrontos marcantes das equipes nos quase 100 anos de história do Coelho. Confira no especial a seguir:

Para Jair Bala, América é favorito

Eterno ídolo do América, campeão mineiro de forma invicta, em 1971, em um time que contava com craques como Pedro Omar, Juca Show, Misael, Cândido e Zé Carlos, o irreverente Jair Bala, hoje representante do Coelho na bancada democrática do Alterosa Esporte, não tem papas na língua. Para o ex-jogador, o América é franco favorito no clássico.

Arquivo EM/D.A Press
“O time americano está com tudo para ser campeão. Eu tenho um olhar otimista para esses jogadores. A equipe não perde em nada para o Cruzeiro. Somos os melhores e vamos derrotar a Raposa no domingo”, garantiu.

Jair Bala aposta no talento dos jovens jogadores do América, que foram promovidos ao time profissional recentemente, depois da conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro passado, no Rio Grande do Sul.

”Os meninos farão a diferença: Kaio, Bryan e os que começarão a partida no banco também. Eles são muito bons e complicarão a vida do Cruzeiro. Mas eu também não posso fazer injustiça com os mais experientes. Fábio Júnior e Alessandro, por exemplo, são craques e vão definir o clássico”, completou.

O ídolo alviverde recorda de muitos duelos contra o Cruzeiro, mas o empate por 1 a 1, no Mineiro de 1971, é inesquecível para o ex-atleta em função do título conquistado. “Tenho muitas vitórias sobre o Cruzeiro. Aquele jogo, no entanto, é memorável, pois foi muito difícil. O Cruzeiro tinha grandes jogadores como Piazza e Palinha. O empate foi bom, afinal, continuamos invictos na competição daquele ano”, disse Jair.

Flávio Lopes ressalta entrosamento

Ex-jogador do América, Flávio Lopes também se destacou no clube como treinador. Ele assumiu o comando do time em quatro passagens: 1999 a 2000, 2001, 2006 e 2008 a 2009. Hoje treinador do Remo, no Pará, ele tem acompanhado de longe os jogos do Coelho e destaca o entrosamento da equipe de Givanildo.

JORGE GONTIJO/ Estado de Minas
“Creio que o clássico não tem favorito. Mas o América tem mostrado uma equipe mais consistente desde o ano passado. Tenho acompanhado de longe, pois estou em Belém treinando o Remo. Observei que o América está mais entrosado que o Cruzeiro”, avaliou.

Flávio Lopes conhece bem o elenco do alviverde. O técnico já treinou, inclusive, três jogadores que serão titulares no clássico. Ele também foi comandante do meia Rodriguinho, no ABC de Natal, atleta que não enfrentará o Cruzeiro, porque cumprirá suspensão.

”Treinei muitos jogadores desse time: Moisés, Alessandro, Leandro Ferreira e Rodriguinho que, infelizmente, vai fazer muita falta. O Rodriguinho está num momento legal e poderia ser o destaque diante da equipe celeste”, ressaltou.

Como não poderia ser diferente, Flávio Lopes afirmou que as duas vitórias sobre o Cruzeiro, na final da Copa Sul Minas, em 2000, foram as mais marcantes de sua carreira. Ele foi o treinador daquela equipe que tinha Milagres, Dênis, Wellington Paulo, Pintado, Rinaldo, entre outros.

“A minha vitória mais marcante sobre o Cruzeiro foi a da final da Copa Sul Minas, em 2000. Na verdade foram dois jogos e vencemos os dois: 1 a 0 e 2 a 1. Ganhamos aquele título, que na minha opinião, é o mais importante da história do América”.

Milagres destaca a superação

Auremar de Castro/Estado de Minas
Um dos maiores goleiros da história do América, Milagres defendeu a meta do Coelho de 1991 a 2001: foi campeão do Mineiro, da Série B do Brasileiro, e da Copa Sul-Minas. Depois de salvar inúmeras vezes o seu time de coração, ele deixou a carreira de jogador na temporada de 2003 e se tornou técnico do time júnior no ano de 2010.

Revelações do time como Kaio, Bryan, Kaká e China passaram sob o comando de Milagres no ano passado. “Eu tenho confiança que esses meninos farão a diferença no clássico contra o Cruzeiro. Não pela experiência, mas pela vontade e superação que esses garotos mostram dentro de campo. São muito habilidosos. Essa juventude do América tem uma vontade incrível de vencer. Eles já não são mais promessas, são a realidade do clube”

Assim como Flávio Lopes, Milagres acredita que as vitórias do América sobre o Cruzeiro na Sul Minas foram as melhores do clube. “A Sul Minas realmente foi muito marcante, principalmente, porque ganhamos os dois jogos. A torcida do América compareceu no Mineirão e cantou mais alto que os cruzeirenses. Foi uma verdadeira festa, o time de Flávio Lopes era muito bem montado. Fico feliz por ter feito parte dessa história”, ratificou. (UAI)