América

AMÉRICA

'Quem não faz, toma': América desperdiça várias chances e perde por placar mínimo em Natal

Coelho dominou confronto contra o América-RN, mas levou gol no primeiro tempo

postado em 25/07/2014 22:59 / atualizado em 26/07/2014 00:54

Rafael Arruda /Superesportes

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO

O América teve tudo para sair vitorioso na Arena das Dunas. Manteve a bola em seu domínio, finalizou mais vezes e assustou bastante a meta guardada por Fernando Henrique. Na frieza dos números, mostrou-se superior ao América de Natal. Mas nada disso conta se a redonda não ganhar as redes. Quem não faz, toma! O Coelho foi castigado por este ditado. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Pimpão se aproveitou de desatenção da defesa mineira e completou o cruzamento rasteiro de Marcelinho para o fundo das redes. Foi o único gol no confronto desta sexta-feira, em Natal, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

Há de se destacar a grande atuação de Fernando Henrique. Ele fez quatro excelentes defesas - uma em chute de Obina e três em finalizações de Willians. Ainda contou com a sorte na cabeçada de Andrei Girotto, que tocou na trave esquerda, e na batida forte de Mancini, ao lado da baliza. O desempenho do goleiro garantiu ascensão do América-RN na tabela, saltando da nona para a sexta posição, agora com 20 pontos. O Dragão volta a campo no dia 2 de agosto (sábado), contra o Santa Cruz, também na Arena das Dunas.

Já o Coelho desperdiçou a chance de assumir a liderança provisória da competição. Vice-líder, com 23 pontos, os comandados de Moacir Júnior torcem agora por tropeços de Ceará, Joinville e ABC, que jogam neste sábado respectivamente contra Santa Cruz, Avaí e Paraná Clube. A equipe americana também jogará no dia 2 de agosto (sábado), diante do ABC, no Estádio Independência. Será um confronto direto pela permanência no G-4.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/07/25/5777/20140725232311693863o.jpg', 'id_content': 2841567L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/1,143/2014/07/25/galeria_america_mg,5777/fotos-da-partida-entre-america-rn-e-america.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos da partida entre Am\xe9rica-RN e Am\xe9rica', 'id_pk': 5777L, 'id_conteudo': 2841567L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos da partida entre Am\xe9rica-RN e Am\xe9rica', 'id_treeapp': 143, 'descricao_destaque': 'Coelho acabou derrotado para xar\xe1 de Natal por 1 a 0, na Arena das Dunas', 'schema': 'foto_126510467054'}

Quem não faz, toma!

Antes da viagem a Natal, Moacir Júnior alimentava uma dúvida na equipe do América. Manter a formação ofensiva das duas partidas anteriores ou se resguardar um pouco mais fora de casa? A segunda opção prevaleceu. Tchô voltou para o banco de reservas e Thiago Santos compôs a trinca de volantes com Leandro Guerreiro e Andrei Girotto. Apesar da suposta cautela, o Coelho não esperou o América-RN atacar. Pelo contrário: partiu para cima e criou as primeiras chances. Aos 11, Willians carregou para a entrada da área e exigiu ótima defesa de Fernando Henrique. No escanteio cobrado por Gilson, Andrei cabeceou a bola na trave esquerda. Foi por capricho que a casa do anfitrião não caiu.

O embate era movimentado. Lá e cá, as equipes se revezavam no ataque. Aos 24, Jéferson recebeu ótimo passe em direção ao gol e viu Fernando Leal crescer aos seus pés. No rebote, a bola ainda tocou no camisa 10 da equipe da casa e caiu atrás da baliza Imediatamente, o América de Belo Horizonte tratou de responder. Em sequência, desperdiçou duas oportunidades preciosas. Obina apareceu sozinho quase na marca do pênalti e bateu para defesa parcial de Fernando Henrique. Na sobra, Mancini tirou da marcação e carimbou a rede pelo lado de fora. Não poderia perder um gol assim. Ainda mais por se tratar de um confronto longe dos domínios alviverdes.

O futebol e os seus castigos. O Coelho fazia jogo tranquilo e, conforme citado acima, criara excelentes situações para abrir o marcador na Arena das Dunas. Mesmo com três volantes, a equipe não apresentava postura recuada e tampouco era sufocada pelo adversário. Mas aí vem aquele velho ditado: “Quem não faz, toma!”. As chances desperdiçadas por Mancini e Obina, e a bola na trave de Andrei Girotto tiveram sabor ainda mais amargo. É porque o América-RN, em um raro lance de desatenção da zaga mineira, abriu o placar aos 36 minutos. Marcelinho cruzou rasteiro e Rodrigo Pimpão surgiu de surpresa no meio da pequena área: 1 a 0.

Barreira intransponível do Dragão

Nenhum dos Américas mexeu no intervalo da partida nas Dunas. O de Belo Horizonte apostava na manutenção da posse de bola, enquanto os donos da casa tentavam encaixar perigosos contra-ataques. Os primeiros 20 minutos foram de completo domínio alviverde. Jogando mais perto de Obina, Willians teve ótimas chances para empatar o jogo. Na primeira, aos 12, o velocista recebeu passe rasteiro de Pablo e bateu forte em cima de Fernando Henrique. Na sequência, voltou a perder duelo com o goleiro adversário, que pulou no canto esquerdo e espalmou a bola para o lado.

O América arriscava de todas as formas. Chutes de longe, cruzamentos, toques dentro da área... Moacir mexeu no esquema tático e voltou ao 4-2-3-1, colocando Tchô no lugar de Thiago Santos. Mas a barreira imposta pelo América-RN era tão poderosa quanto a Muralha da China. O Dragão se defendia com pelo menos sete jogadores atrás da linha da bola. Obina, Mancini, Pablo, Gilson, Vitor Hugo, Júnior Negão... quase todo mundo tentou, porém em vão. Defintivamente, não era a noite. A quarta derrota do Coelho nesta Série B veio com um gosto amargo e a sensação de que poderia ter sido diferente.

AMÉRICA-RN 1X0 AMÉRICA

AMÉRICA-RN
Fernando Henrique; Marcelinho, Cleber, Roberto Dias e Wanderson; Márcio Passos (Thiago Dutra, aos 27 do 2ºT), Val, Fabinho e Jéferson; Rodrigo Pimpão (Paulinho, aos 27 do 2ºT) e Alfredo (Gláucio, aos 17 do 2ºT)
Técnico: Oliveira Canindé

AMÉRICA
Fernando Leal; Pablo, André, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Thiago Santos (Tchô, aos 28 do 2ºT), Andrei Girotto, Mancini (Júnior Negão, aos 36 do 2ºT) e Willians (Júnior Lemos, aos 37 do 2ºT); Obina
Técnico: Moacir Júnior

Motivo: 13ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: sexta-feira, 25 de julho de 2014
Gol: Rodrigo Pimpão, aos 36 do 1ºT
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares:
Bruno Boschilia (PR) e Marcos Santos Vieira (AM)
Cartões amarelos: Thiago Santos, aos 7, e Val, aos 13 do 1ºT; Mancini, aos 35, Gilson, aos 40, Andrei Girotto, aos 41, e Júnior Negão, aos 45 do 2ºT
Público e renda: 5.065 pagantes e R$ 91.355,00

Tags: Arena das Dunas Campeonato Brasileiro Série B américa-rn américa serieb