América

AMÉRICA

Dirigente do América se mantém tranquilo sobre denúncia do Joinville: 'Não há irregularidade'

Afonso Celso Raso afirmou que clube 'se sairá bem' caso seja notificado pelo STJD

postado em 29/08/2014 22:55 / atualizado em 30/08/2014 01:10

Redação /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O integrante do conselho de administração do América, Afonso Celso Raso, comentou a denúncia do Joinville acerca de uma possível escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, que defendeu o América entre 27 de junho e 28 de agosto. O clube catarinense se baseou no artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF e no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para delatar o clube mineiro, que poderá perder até 21 pontos caso for julgado pelo Tribunal. O dirigente alviverde, entretanto, afirma estar tranquilo e até diz ter sido pego “de surpresa”.

“Recebemos com total surpresa. Fiquei sabendo da medida tomada pelo Joinville por aqui (São Luís) mesmo para denunciar o América”, frisa Afonso Celso Raso, em entrevista à Rádio Itatiaia. De acordo com os regulamentos, a situação de Eduardo é irregular por ele ter disputado dois torneios nacionais por três clubes - São Bernardo-SP, Portuguesa e América - no mesmo ano. Mas Afonso Raso garante que está tudo certo.

“O América está tranquilo. Já conversamos com o advogado e ele disse que não há nenhuma irregularidade. O que podemos dizer é que se houver a denúncia, o clube vai se defender e com certeza se sairá bem”, acrescenta.

Eduardo atuou na vitória do Coelho sobre o ABC, por 1 a 0, e ficou no banco de reservas contra Paraná (1 a 0), Oeste (3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0). Ainda pela Série B, ele disputou seis jogos com a camisa da Lusa, e na Copa do Brasil participou de duas partidas pelo São Bernardo-SP.

Segundo Afonso Celso Raso, houve um caso semelhante colocado “na gaveta” pela Confederação. O dirigente ainda argumenta o fato de o nome de Eduardo ter sido publicado no Boletim Informativo Diário (BID) sem quaisquer observações ou possíveis equívocos.

“Sem dúvida. Saiu no BID o contrato que foi feito com todas as observações. Há uma possível interpretação de código de regulamento de campeonato que pode tirar uma tranquilidade até que isto seja bem esclarecido. Mas a diretoria está tranquila e o departamento jurídico a postos. Em um caso semelhante, a CBF nem sequer acolheu a denúncia. Foi arquivado em primeiro grau. Então ficamos mais ou menos tranquilos”, garante.

Responsável pela denúncia, o representante jurídico do Joinville, Roberto Pugliese Junior, explicou como surgiu a suspeita de que o América teria escalado um atleta de forma irregular. “Um fato que ocorreu há alguns dias. Eu fui procurado por uma pessoa que me informou sobre a existência de um jogador irregular na Série B. Fiz uma pesquisa em cima dessa informação e concluí que realmente tinha um atleta irregular. A diretoria me deu carta branca na situação e concluímos hoje (sexta-feira), protocolamos junto ao STJD, uma notícia de infração contra o América”, disse, em entrevista divulgada pelo Portal Joinville.

Se for punido, o clube mineiro poderá perder 21 pontos na Série B - 12 pelos jogos disputados e mais nove pelas vitórias.

Tags: eduardo irregularidade joinville américa lateral-esquerdo denúncia serieb