América

AMÉRICA

Cláudio Prates pede calma com atletas sub-20 e diz que momento é inoportuno para lançá-los

Técnico só utilizará jovens caso demonstrarem equilíbrios físico e psicológico

postado em 17/09/2014 09:25 / atualizado em 17/09/2014 09:26

Redação /Superesportes

Carlos Cruz/América FC

Depois de fazer campanha brilhante no turno – foi o terceiro colocado, com 33 pontos –, o América amargou a quarta derrota consecutiva na Série B. Diante do desastroso aproveitamento de 0% dos pontos no returno, seria o momento de dar mais oportunidades aos garotos da base que conquistaram a Taça BH de Futebol Júnior? Cláudio Prates é cauteloso na resposta. O técnico interino elogiou os jogadores, porém disse que o momento turbulento pelo qual passa o clube, punido com perda de 21 pontos no STJD em virtude da escalação irregular de Eduardo, não é o ideal para os garotos.

"Temos observado esses meninos. O Patrick já concentrou, o Rubens ficou no banco, o Júnior Lemos vem jogando. São atletas que estão sendo observados. Mas confesso, do fundo do meu coração, que não gostaria de utilizá-los agora. Pelo momento. Já passei experiências na minha vida, tanto como atleta quanto como treinador. Esses meninos precisam de um time um pouquinho mais ajustado, num momento melhor", destacou.

Dos campeões da Taça BH, somente o armador Patrick e o atacante Rubens sentiram o gostinho de entrar em campo na Série B. O lateral-direito Marcelinho disputou quatro partidas pelo Campeonato Mineiro e não voltou mais. Já o zagueiro Messias, também no Estadual, e o atacante Bruno Sávio, na Segunda Divisão, figuraram no banco de reservas. Outros destaques do clube, como o zagueiro Williams e o volante Xavier, apenas treinaram entre os profissionais.

Cláudio Prates, entretanto, analisará a maturidade do grupo sub-20. Se ele entender que os atletas têm frieza para suportar a pressão de uma Série B, não hesitará em colocá-los no grupo de cima.

"Se eu perceber que os meninos estão melhores psicologicamente e fisicamente, serão utilizados. Já provaram que têm condições e com certeza representarão com maior brio e honra a camisa do América. Então essa situação da base do clube será analisada com calma", concluiu.

Tags: serieb