América

AMÉRICA

Conhecido como 'Rei do Acesso', Givanildo Oliveira recebe missão espinhosa no América

Sem garantia de que clube recuperará pontos, técnico tenta milagre na Série B

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

O conselho administrativo do América apostou não somente na experiência de Givanildo Oliveira ao contratá-lo como técnico. O seu significativo retrospecto em acessos também foi levado em consideração na escolha. Mesmo o Coelho tendo despencado para a lanterna da competição com a punição aplicada pelo STJD, que retirou 21 pontos em virtude da escalação irregular do jogador Eduardo, a diretoria confia em absolvição no Tribunal Pleno para voltar a sonhar com o retorno à elite.

Ainda que recupere a campanha anterior, entretanto, o Alviverde teria de tirar grande diferença de pontos em relação ao quarto colocado. Uma missão espinhosa. Quase utópica.

Mas Givanildo crê que é possível. Mesmo se, por ventura, o América recuperar apenas 15 pontos, e não 21 conforme esperado. Todavia, o julgamento no Pleno, que deverá ser marcado entre 2 e 9 de outubro, determinará o objetivo da equipe na competição. Subir ou lutar contra a queda? Um efeito suspensivo já ajudaria a trabalhar com mais tranquilidade.

"Meu pensamento não é no STJD. Isso aí não é comigo, é com advogado, diretoria do clube. Tenho que pensar é dentro do campo. Minha conta é que são mais 15 jogos, então quando aceitei assumir o América estou contando é isso. Se vai perder 21 pontos ou seis aí é outra história. Eu espero, e pelo que eu entendo, vai perder só seis. Se for seis, meu trabalho vai ser para subir. Ao contrário, pelo menos evitar o rebaixamento”, ressalta Givanildo, em entrevista ao Superesportes.

Tão logo que soube da notícia de infração feita pelo Joinville, o América não venceu mais no Campeonato Brasileiro. Foram um empate e quatro derrotas consecutivas. A equipe alviverde é dona da pior campanha do returno, com 0% de aproveitamento. Assim, o novo treinador está incumbido de eliminar o ambiente tenso no CT Lanna Drumond.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press


Seis acessos no Campeonato Brasileiro

A princípio, Givanildo tentará lutar contra o rebaixamento. Mas seu desempenho comandando clubes nas Séries B e C do Campeonato Brasileiro é indiscutível. Entre 1997 e 2009, o pernambucano garantiu nada menos que seis subidas de divisões, sendo cinco à elite.

Duas das campanhas significativas do treinador foram no comando do América. Em 1997, conquistou o título da Série B com 14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Doze anos depois, recolocou o clube mineiro na Segunda Divisão ao garantir o troféu da Série C Nacional.

Na condição de campeão, Givanildo também subiu com o Paysandu à Série A, em 2001.

Em 2005 e 2006 foi vice-campeão da Série B, respectivamente por Santa Cruz e Sport. Um ano depois, garantiu o acesso com o Vitória registrando o quarto melhor aproveitamento.

Sem efeito, na lanterna

Enquanto não consegue efeito suspensivo, o América é o lanterna da Série B. Tem 12 pontos, cinco a menos que o Vila Nova, que está logo acima. O clube goiano, aliás, é o próximo adversário do Coelho na competição. Enfrentam-se neste sábado, às 16h10, no Estádio Serra Dourada.

Tags: América Givanildo Oliveira serieb